Menu
Mundo

Acidente rodoviário deixa 54 migrantes mortos no México

O acidente aconteceu em uma estrada do estado de Chiapas, principal ponto de acesso de viajantes sem documentos

Redação Jornal de Brasília

10/12/2021 5h39

A busca desesperada por chegar aos Estados Unidos foi responsável por uma nova tragédia: 54 migrantes centro-americanos morreram em um acidente de caminhão no sul do México.

Outras três pessoas ficaram feridas gravemente, informou o Ministério Público (MP) em comunicado, no qual anunciou que sua unidade de direitos humanos assumiu a investigação. Um balanço prévio de autoridades regionais registrou dezenas de feridos.

O acidente aconteceu em uma estrada do estado de Chiapas, principal ponto de acesso de viajantes sem documentos, quando o caminhão em que viajavam se chocou contra um muro, supostamente por excesso de velocidade.

Cobertos com lençóis brancos, os cadáveres foram dispostos em fila na estrada, em meio a uma intensa mobilização de paramédicos e autoridades, observou a AFP.

“Lamento profundamente a tragédia causada pelo capotamento de um caminhão em Chiapas que transportava migrantes centro-americanos. É muito doloroso. Abraço as famílias das vítimas”, escreveu no Twitter o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

“Me solidarizo com os familiares das vítimas, a quem oferecemos toda a assistência consular necessária, inclusive com repatriações”, declarou o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, na mesma rede social.

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, indicou que as vítimas são de diversos países.

“Com base nos depoimentos dos sobreviventes (…), a maioria deles é da Guatemala”, informou Luis Manuel García, diretor estadual de Proteção Civil.

A tragédia ocorreu três dias depois da reativação por ordem judicial de um programa dos Estados Unidos que obriga os migrantes a esperar no México por uma resposta aos seus pedidos de asilo.

O transporte de migrantes em caminhões é um dos métodos mais comuns usados pelos traficantes para deslocar os clandestinos pelo território mexicano, com o objetivo de chegar à fronteira norte do país e tentar atravessar para os Estados Unidos.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado