Uma pessoa morreu e outras sete ficaram gravemente feridas quando um avião bateu hoje contra uma torre de controle em desuso do aeroporto da ilha de Koh Samui, na Tailândia, informaram fontes oficiais.
A vítima fatal é o piloto, e os feridos são um membro da tribulação e seis dos 68 passageiros, informou, em entrevista coletiva, o diretor da companhia aérea Bangkok Airways, Puttipong Prasarttong-Osoth.
Antes, a imprensa local tinha informado sobre dez vítimas fatais no acidente, ocorrido às 14h30 local (4h30 de Brasília) quando o aparelho derrapou por causa da forte chuva e saiu da pista.
Os feridos foram retirados do local da colisão e levados até o centro médico de Koh Samui, que deu alta a 34 das vítimas que apresentavam machucados e estavam em estado de choque, enquanto outras sete permanecem hospitalizadas em estado grave e lesões nas pernas.
O copiloto foi o último resgatado, pois tinha ficado preso na cabine junto com o corpo do colega.
Viajavam a bordo do voo PG26 68 passageiros e quatro tripulantes, segundo a diretora do Departamento de Aviação Civil da Tailândia, Kannika Dechatiwongse.
A Polícia indicou que o piloto, Chartchai Pansuwan, perdeu o controle do aparelho e este bateu contra a antiga e inutilizada torre de controle do aeroporto, que agora é usada para estacionar caminhões de bombeiros.
Está sendo investigado se a causa do acidente foi um erro humano ou foi devido ao mau tempo.
O avião, cuja frente ficou destruída pelo impacto, era um modelo bimotor de turbinas ATR 72-500, modelo fabricado na França que antes já teve acidentes com mortos no Camboja e nos Estados Unidos.
Por causa do acidente, a principal companhia aérea estatal, a Thai Airways, decidiu suspender todos seus voos à ilha, cuja pista está fora de serviço até novo aviso.
O avião aterrissou em Koh Samui procedente de Krabi, rota aérea que liga as duas cidades utilizada, na grande maioria das vezes, por estrangeiros, e no voo PG26 viajavam cidadãos da Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça.
A ilha, um dos principais destinos turísticos da Tailândia, registrou outra tragédia aérea em 1990, quando 37 pessoas, quase todas estrangeiras, morreram quando outro aparelho também da Bangkok Airways caiu em uma floresta.