Um acidente aéreo ocorrido no nordeste da Colômbia, nessa quarta-feira (28), resultou na morte de todas as 15 pessoas a bordo de um avião turboélice da companhia estatal Satena, incluindo o deputado Diógenes Quintero e o candidato ao Congresso Carlos Salcedo.
O Beechcraft 1900 decolou antes do meio-dia de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, com destino à cidade de Ocaña. O controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave apenas 12 minutos após a decolagem. A Satena informou que o sinalizador de emergência do avião não foi ativado e não revelou a causa do acidente.
De acordo com a lista de passageiros divulgada pela companhia, o deputado Diógenes Quintero e membros de sua equipe estavam a bordo, assim como Carlos Salcedo, candidato nas eleições de março.
Imagens divulgadas pela mídia local mostram o avião acidentado com danos significativos à fuselagem. A região do acidente é montanhosa, plantada com folhas de coca – matéria-prima da cocaína – e controlada por grupos armados ilegais, como o Exército de Libertação Nacional (ELN) e uma facção dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).