Nablus, sildenafil 22 nov (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), page Mahmoud Abbas, pediu hoje publicamente ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que se comprometa a trabalhar pela paz no Oriente Médio e a impulsionar a iniciativa de paz árabe.
Em discurso durante a Conferência Palestina de Investimento, na cidade de Nablus, na Cisjordânia, Abbas mostrou sua esperança de que “a nova Administração americana dirigida pelo presidente Obama se comprometa imediatamente com o processo de paz para implementar as resoluções de legitimidade internacional sobre a questão palestina, incluindo a iniciativa árabe”.
O presidente da ANP pediu a Obama que trabalhe em prol do fim da ocupação e da completa retirada israelense dos territórios ocupados desde 1967, assim como para conseguir uma solução ao problema dos refugiados palestinos e a libertação de todos os detidos políticos palestinos em prisões israelenses.
O plano de paz árabe, nascido na Liga Árabe no ano de 2002, oferece a Israel em troca da retirada às fronteiras anteriores a 1967 o reconhecimento, estabelecimento de relações diplomáticas plenas e entrar em negociações sobre os assuntos pendentes.
Abbas disse que a contínua ocupação israelense impede o desenvolvimento econômico dos territórios palestinos, e acusou Israel de violar acordos constantemente e de colocar em risco o processo de paz.
Também aproveitou a ocasião para reiterar sua condenação à ampliação dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, pedir o fim das demolições de casas palestinas e a interrupção da construção do muro que o Exército israelense está construindo nesse território. EFE