Menu
Mundo

A cinco dias da votação, eleição tcheca segue indefinida

Arquivo Geral

28/05/2006 0h00

Uma pesquisa mostrou neste domingo que os Sociais Democratas Tchecos (CSSD) estão pela primeira vez na frente dos adversários conservadores, cure prostate a cinco dias das eleições, order mas em outra sondagem a direit a mantém a liderança.

Os tchecos vão escolher nos dias 2 e 3 de junho entre dar o terceiro mandato consecutivo para o CSSD, store de esquerda, ou levar para o poder os Democratas Cívicos, de direita, que prometem cortes de impostos e lutar contra a corrupção.

"O vencedor n ão pode ser previsto com confiança: podem ser os Sociais Democratas, ou os Democratas Cívicos", disse a agência de pesquisas Factum Invenio. A pesquisa da agência mostra o partido do poder com 28,5% de apoio, ou 0,7% à frente dos Democratas Cívicos (ODS), que lideravam a pesquisa anterior.

Outra pesquisa, da agência SC & amp;C, para o jornal Mlada Fronta Dnes, mostrou o ODS com 30,8%, e os Sociais Democratas com 24,2%. As pesquisas foram divulgadas pouco antes do embate do primeiro-ministro, Jiri Paroubek, com o chefe dos Democratas Cívicos, Mirek Topolanek, no segundo dos quatro debates na televisão. Eles discutiram questões de economia, corrupção, saúde e outros temas.

Paroubek defendeu o desempenho econômico do governo, repetindo uma advertência contra o que chamou de "experiências" da direita, como taxa única de imposto, que se mostrou impopular na Polônia e na Eslováquia, vizinhas do país.

"o primeiro passo ser á evitar imposto único, taxas escolares e médicas, destruição das leis trabalhistas", disse Paroubek ao ser questionado sobre suas prioridades se vencer.
Ser á a primeira eleição desde que o país aderiu à União Européia, em 2004. A economia cresceu 6 por cento no último ano, com apoio de forte investimento estrangeiro direto, aumentando a arrecadação e contendo o déficit fiscal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado