As fortes chuvas em Filipinas continuam deixando estragos. Pelo menos 35 pessoas morreram e duas seguem desaparecidas devido às tempestades tropicais que atingem as Filipinas nas últimas semanas e deixaram mais de 30 mil deslocados, informou ontem o departamento de Defesa Civil.
As novas seis vítimas foram nas últimas horas devido a deslizamentos de terra, inundações e à ruptura de um dique produzida pelo tufão “Kiko”, que está deixando o arquipélago rumo a Taiwan, mas que ainda segue atingindo o norte do país.
O incidente mais grave ocorreu na província de Zambales, onde um dique se rompeu e inundou pelo menos três povoados.
histórico de tragédias
A cada ano, dezenas de pessoas morrem nas Filipinas em consequência das inundações e deslizamentos durante a estação chuvosa, que começa em maio e termina em dezembro. Cerca de 20 ciclones costumam passar pelo país nesse período.
Por precaução, voos e trens foram cancelados. Escolas não abriram. Nenhuma embarcação deixou a marina. As ruas estão desertas.
Quem se arrisca, luta contra o mau tempo. Nem os guindastes, no topo dos prédios, resistem à força dos ventos.taiwan
As fortes chuvas provocaram novas tragédias. Ontem, Taiwan ficou paralisada com a chegada do tufão “Morakot”, que desencadeou fortes ventos e chuvas, inundações e deslizamentos de terra.
O governo pediu a suspensão das atividades nos mercados financeiros, nas repartições públicas e nos centros educativos em grande parte da ilha.
Os voos internos foram adiados, assim como alguns internacionais, por temor de que o mau tempo ocasione acidentes.
A atividade pesqueira foi interrompida totalmente e os navios de Taiwan ficaram ancorados nos portos.
O “Morakot”, que já entrou em Taiwan com um raio de 200 quilômetros, gera ventos de até 144 km/h e se movimenta a 12 km/h, segundo dados do Serviço Meteorológico Central da ilha.
Taiwan, que sofria com uma seca, está recebendo grande quantidade de chuva, que gera inundações e destroi as plantações da ilha, inflacionando o preço das verduras.
O governo organiza centros de emergência para enfrentar as consequências do tufão.