Menu
Economia

Wall Street fecha com resultados mistos por queda do Nasdaq

O Dow Jones subiu 0,16%, e o índice ampliado S&P 500 avançou 0,13%. Já o tecnológico Nasdaq recuou 0,21%, acumulando uma perda de mais de 3% na semana.

Redação Jornal de Brasília

07/11/2025 20h21

Imagem: Pixabay

A Bolsa de Nova York fechou nesta sexta-feira (7) com resultados mistos, ao término de uma semana marcada por preocupações com as altas valorizações das gigantes de tecnologia e pela incerteza sobre o estado da economia dos Estados Unidos.

O Dow Jones subiu 0,16%, e o índice ampliado S&P 500 avançou 0,13%. Já o tecnológico Nasdaq recuou 0,21%, acumulando uma perda de mais de 3% na semana.

“É muito desestabilizador [para o mercado] não ter uma visão global da situação econômica”, explicou à AFP Tom Cahill, da empresa Ventura Wealth Management.

Devido à paralisação orçamentária nos Estados Unidos (“shutdown”), que já dura um recorde de 38 dias, o relatório sobre o emprego — um dado-chave para os investidores — não foi publicado nesta sexta-feira.

O único indicador divulgado foi o de confiança do consumidor em novembro, que atingiu seu nível mais baixo desde 2022, segundo uma pesquisa preliminar da Universidade de Michigan.

Tanto entre os consumidores quanto entre as empresas, “há uma certa preocupação sobre a data em que o governo retomará suas atividades” e sobre o fato de “que isso possa afetar o crescimento econômico”, acrescentou Cahill.

O analista também explicou que os investidores se afastaram, durante o pregão, das ações de tecnologia diante do “temor de que os gastos destinados” ao desenvolvimento da inteligência artificial “não sejam rentáveis em um futuro próximo”.

No entanto, são precisamente esses investimentos e o entusiasmo generalizado em torno da IA que levaram os principais índices de Wall Street a atingirem máximas históricas nos últimos meses.

“Quando os preços atingem ou se aproximam de seus máximos históricos, os investidores encontram motivos para realizar lucros”, observou Art Hogan, da B. Riley Wealth Management.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira não estar preocupado com a possível existência de uma bolha nos mercados financeiros em torno da IA e considerou que essa tecnologia “será muito útil”.

Na bolsa, a companhia de veículos elétricos Tesla recuou 3,68%, após a aprovação, na quinta-feira, de um plano de remuneração de 1 trilhão de dólares para o diretor-executivo da empresa, Elon Musk, em votação na assembleia geral de acionistas.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado