A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será a primeira instituição do Centro-Oeste a contar com uma Célula BIM, um laboratório acadêmico avançado dedicado ao desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos em construção integrada e digitalizada.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS foi selecionado em edital lançado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que coordena os esforços do governo federal para disseminar o BIM (Modelagem da Informação da Construção) no país. “Nosso objetivo é consolidar uma rede nacional de excelência na formação de profissionais para a construção”, afirma Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC.
O BIM consiste em um conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, de forma colaborativa, modelos digitais de uma construção, servindo a todos os participantes durante o ciclo de vida da obra. Seu uso antecipa problemas não identificáveis no método tradicional de projetos e reduz o tempo de execução das obras.
A Célula BIM da UFMS será equipada com estações de trabalho, softwares BIM, notebooks, drone, óculos de realidade aumentada e um kit de robótica. A iniciativa inclui apoio financeiro e técnico, consultoria especializada, capacitação para o corpo docente e bolsas de estudo para alunos. Professores e alunos desenvolverão planos para incorporar o BIM na grade curricular dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.
Mayara Dias, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo que coordenará a implementação, avalia que a célula permitirá a oferta de cursos, oficinas e capacitações para a comunidade acadêmica e externa, atendendo profissionais, órgãos públicos e empresas. Ela ressalta o possível apoio a prefeituras e instituições públicas em projetos piloto, contribuindo para a difusão do BIM na gestão pública. “A integração com o setor produtivo regional fortalece a transferência de conhecimento e tecnologia, amplia o papel social da Universidade na inovação e qualificação profissional”, completa.
Com isso, a UFMS se juntará à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e à Universidade Federal do Pará (UFPA), que já possuem Células BIM em funcionamento. O projeto Construa Brasil, alinhado à Estratégia BIM BR, publicada em 22 de janeiro de 2024 pelo Decreto Nº 11.888, e à Nova Indústria Brasil, busca ampliar a implantação de tais células em instituições públicas de ensino superior para regionalizar e apoiar a inserção de novas tecnologias relacionadas ao BIM na formação profissional.
Com informações do Governo Federal