Menu
Economia

TJDFT e OSC oferecem curso gratuito de educação financeira para superendividados

Parceria visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a revisar hábitos financeiros e renegociar dívidas por meio de mentoria online.

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 22h44

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) firmou parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programa Providência para oferecer um curso gratuito de educação financeira, com mentoria online. A iniciativa integra o Projeto Jornada, desenvolvido há dois anos com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O curso é direcionado a pessoas que solicitam atendimento no Programa de Prevenção e Tratamento do Superendividamento, bem como a servidores, estagiários e terceirizados do TJDFT, além de associados e assistidos por instituições parceiras do Tribunal. Trata-se de uma ação preventiva para promover a educação financeira.

De acordo com Max Brito Coelho, economista e educador financeiro, o curso permite a revisão de hábitos financeiros, estimula a poupança e contribui para a superação da pobreza em situações de vulnerabilidade. “As aulas vão preparar o aluno para lidar melhor com os imprevistos, planejar a realização de seus sonhos e ensinar a controlar os gastos. É um curso em que você vai aprender a renegociar sua dívida, a poupar e começar a adotar mecanismos de proteção para você e sua família”, afirma.

As aulas são oferecidas à distância pela plataforma ‘Não Sou Gabriela EAD’, sem limite de inscrições. As mentorias online ocorrem às segundas-feiras, das 19h às 20h, com professores e economistas participantes do projeto. Há também um grupo disponibilizado para dúvidas e informações sobre mentorias e palestras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado