Economia

Taxa do yuan se mantém estável e forte, diz vice do BC chinês

Por Agência Estado 28/11/2016 7h44

A taxa de câmbio do yuan se manteve estável e forte em relação à maioria das moedas globais nas últimas semanas, segundo Yi Gang, um vice-presidente do Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês).

Embora o yuan tenha se enfraquecido recentemente ante o dólar, a queda foi mais fraca do que a de moedas da maioria das economias desenvolvidas e emergentes, avaliou Yi em comunicado divulgado no site do PBoC no fim do domingo.

Yi notou que o dólar foi impulsionado por expectativas de que os juros básicos dos EUA subam em ritmo mais veloz, entre outros fatores, mas acrescentou que a moeda norte-americana poderá enfrentar incertezas e passar por correções se as expectativas de mercado mudarem.

O PBoC vem enfatizando a importância de se manter o yuan atrelado a uma cesta de moedas e seria “insustentável” retomar o antigo sistema, que atrelava a divisa chinesa apenas ao dólar, disse Yi.

O vice do BC chinês também afirmou estar confiante de que reformas econômicas implementadas por Pequim ajudarão capitais que têm deixado a China por meio de investimentos e consumo a eventualmente voltar para o país, mas não justificou sua previsão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o começo de novembro, o yuan acumulou desvalorização de cerca de 2% ante o dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Estadao Conteudo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar