Os setores de comércio e serviços do Distrito Federal apresentaram retração em abril na comparação com março. O comércio teve uma redução de 17,16% nas vendas. Já o setor de serviços apresentou queda de 16,20%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Instituto Fecomércio.
Essa redução nas vendas no terceiro mês do ano era esperada pelos empresários. “Em abril, tivemos o feriado da Semana Santa e por isso muita gente saiu da cidade. Além disso, é um mês que não movimenta tanto esses setores como em maio, que tem o Dia das Mães”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
As quedas mais significativas no comércio em abril, na comparação com março, foram observadas nos segmentos de Floricultura (-22,50%); Material de Construção (-7,54%); Utilidades Domésticas (-7,35%); e Óticas (-5,58%). Apresentaram aumento nas vendas os seguimentos de Vestuário (7,20%); Móveis e Decoração (6,10%); e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (4,89%).
No setor de serviços, as maiores quedas em abril, na análise com o mês anterior, foram registradas nos segmentos de Auto-Escola (-26,65%) e Petshop (-11,33%). A maior redução de vendas no setor de serviços, por região administrativa, foi observada no Plano Piloto (-9,65%). No comércio, no entanto, as empresas localizadas nessa mesma cidade tiveram aumento de 0,26% nas vendas.
Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou aumento de 1,32% em comparação com março. No setor de serviços, houve recuo de 10,88% no contingente de postos de trabalho. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito se destacou em ambos os setores. No comércio, a modalidade respondeu por 41,81% das vendas. No setor de serviços, o cartão de crédito foi responsável por 46,77% das compras.
A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 600 empresas, sendo 526 do comércio e 74 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 7 e 11 de maio.