O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, chegou hoje de surpresa ao Iraque, informou o canal de televisão iraquiano “Al Iraqiya”.
A visita ocorre dois dias depois de uma série de atentados que atingiu a capital iraquiana e deixou 125 mortos e 500 feridos.
A “Al Iraqiya” não deu detalhes sobre esta visita nem indicou quantos dias o secretário permanecerá no país. Gates chegou ao Iraque proveniente do Afeganistão, onde se reuniu com as tropas americanas e com o presidente Hamid Karzai.
A chegada de Gates ao aeroporto de Bagdá coincidiu com o comparecimento no Parlamento do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, para dar explicações pelos atentados da terça-feira contra vários edifícios governamentais.
Estes ataques, que foram reivindicados por um grupo vinculado à Al Qaeda, levantaram novamente dúvidas sobre a capacidade das forças iraquianas de preservar a segurança.
Ontem, Maliki destituiu o chefe de operações de segurança de Bagdá, o general Abud Qanbar.
Segundo um comunicado do escritório de Maliki, em substituição a Qanbar, foi designado o general Ahmed Hachem Audat Sultan, enquanto se nomeou o diretor da Polícia Nacional, general Hussein Jassim al-Auadi, como adjunto do primeiro.
A última viagem de Gates ao Iraque foi em 28 e 29 de julho, um mês depois de as tropas de combate americanas se retirarem de todas as cidades iraquianas, em cumprimento do acordo de segurança assinado por Washington e Bagdá em dezembro de 2008.