O presidente da Rússia, more about Dmitri Medvedev, medical afirmou hoje que seu país tem recursos para garantir a estabilidade financeira, symptoms e que o Governo apoiará os mercados locais.
Medvedev fez esta afirmação em reunião extraordinária com o bloco econômico do Governo para analisar a situação após a crise financeira que forçou as bolsas russas suspenderem seus pregões, segundo a imprensa local.
O chefe do Kremlin propôs a injeção de 500 bilhões de rublos (cerca de US$ 20 bilhões) para respaldar a estabilidade do mercado financeiro russo, informaram as agências da Rússia.
Além disso, as bolsas russas retomarão suas atividades nesta sexta-feira, anunciou o ministro das Finanças, Alexei Kudrin, após uma reunião extraordinária com Medvedev para analisar a situação nos mercados do país.
“Tomamos hoje a decisão de concluir as conciliações e a regra das dívidas e retomar as transações nas bolsas russas a partir de amanhã”, disse Kudrin à imprensa local.
A forte queda das ações de dois dos principais bancos da Rússia, Sberbank e VTB, forçou ontem as autoridades reguladoras a decretar o fechamento dos pregões até novo aviso.
O chefe do Kremlin propôs ao Banco Central que acompanhe muito de perto a situação nos mercados e “em caso de necessidade emita relatórios diariamente”.
Medvedev acrescentou que as medidas que serão adotadas são suficientes, mas não descartou a necessidade de adotar outras caso seja preciso.
“Não existe hoje uma missão mais importante que manter a estabilidade de nosso sistema financeiro. Esta é agora nossa prioridade”, disse o presidente russo.