Economia

RBS, Barclays e Standard Chartered falham em teste de estresse do BoE

Por Agência Estado 30/11/2016 10h53

Royal Bank of Scotland (RBS), Barclays e Standard Chartered falharam num teste de estresse anual divulgado hoje pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), mas apenas o RBS, que tem forte participação estatal, precisará agir rapidamente para ampliar seu capital.

Segundo avaliação do BC inglês, o sistema bancário do Reino Unido é suficientemente forte pra continuar liberando empréstimos a famílias e empresas, mesmo em caso de turbulência na economia global.

O teste do BoE mediu como sete grandes bancos britânicos se comportariam em situação de contração econômica e de queda nos preços dos imóveis, assim como do petróleo, a níveis em torno de US$ 20 por barril.

Para o BoE, o RBS precisa fortalecer seu capital para suportar condições econômicas severas. O banco, no qual o governo britânico tem fatia de 73%, vai apresentar um novo plano estratégico no começo do próximo ano para lidar com o ambiente de juros baixos e possíveis multas.

O RBS afirmou hoje que pretende reduzir ainda mais os custos e seus ativos para atender os padrões regulatórios. O plano de recuperação terá de ser aprovado pelo BoE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Standard Chartered e Barclays também demonstraram níveis inadequados de capital no teste, mas não terão de alterar seus planos.

O teste do BoE também envolveu Lloyds, HSBC, Santander U.K. e Nationwide Building Society.

Por volta das 7h30 (de Brasília), as ações do RBS tinham forte queda de 4,4% na Bolsa de Londres, enquanto as do Barclays e Standard Chartered recuavam 0,5% e 0,2% respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Estadao Conteudo






Você pode gostar