O Programa Nacional de Máquinas, Equipamentos e Veículos para o Desenvolvimento Regional e Territorial (Inova), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), destinou mais de R$ 296 milhões em 2025 para a aquisição de maquinário destinado a municípios com menor renda e infraestrutura limitada.
A iniciativa busca ampliar oportunidades, modernizar territórios e reduzir desigualdades regionais por meio da entrega de veículos e máquinas. Os equipamentos contribuem para a melhoria dos serviços públicos, o estímulo à atividade produtiva e a geração de emprego e renda, além de apoiar ações em áreas urbanas e rurais. O programa prioriza localidades em situação de emergência, garantindo respostas ágeis às populações vulneráveis.
De acordo com o secretário nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato, o Inova é uma ferramenta estratégica para reduzir desigualdades históricas. Ele destacou a importância do programa para reduzir custos, atingir mais municípios e exercer maior governança na distribuição, alinhando as entregas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Entre os itens disponibilizados estão retroescavadeiras, pás-carregadeiras, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, rolos compactadores, tratores agrícolas, microtratores, caminhões-pipa, caminhões basculantes, picapes, vans, ônibus, motocicletas e triciclos de carga. Esses equipamentos atendem demandas de infraestrutura, agricultura familiar, mobilidade, logística e resposta a emergências.
Fortunato mencionou a inclusão de usinas de asfalto para promover a Pavimentação de Baixo Custo, substituindo soluções paliativas por investimentos duráveis. Ele também exemplificou o uso do triciclo para fortalecer o escoamento da produção, abastecer o setor produtivo e apoiar a economia circular, inclusive substituindo carroças puxadas por animais.
As aquisições são realizadas por meio de Ata de Registro de Preços, gerenciada pelo MIDR, o que garante eficiência, economicidade, padronização e agilidade. Essa metodologia reforça a segurança jurídica e técnica, permitindo entregas rápidas de equipamentos de alta qualidade com economia de recursos públicos.
A coordenação do Inova é feita pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), com foco no fortalecimento do pacto federativo e na integração entre União, estados e municípios. O MIDR fornece apoio técnico e assegura transparência na aplicação dos recursos. Fortunato citou o apoio de bancadas estaduais, como a do Acre, que indicou emenda de R$ 150 milhões para doações de máquinas e equipamentos.
Com informações do Governo Federal