O Ministério de Estatística da Índia informou que a produção industrial do país cresceu 2,0% em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Economistas citados pela Dow Jones previam uma expansão muito maior, de 3,6%. O crescimento da produção industrial em agosto foi revisado para 0,4% no ano, de 0,6% na estimativa preliminar.
A produção industrial do país recuou em dois dos seis meses no atual ano fiscal, que começou em abril, após uma fraca alta de 1,1% no ano fiscal anterior. Economistas culpam os altos custos dos empréstimos, devido aos esforços do banco central para controlar a inflação.
Segundo o ministério, a produção do setor de manufatura, que responde por 75% do índice de produção industrial, teve alta de 0,6% em setembro, em relação ao mesmo período de 2012, enquanto a produção do setor de mineração avançou 3,3% e a de energia elétrica cresceu 12,9%.
Enquanto isso, a inflação ao consumidor acelerou para 10,09% em outubro, de 9,84% em setembro, marcando a maior leitura em sete meses. A inflação alta acrescenta pressão para que o banco central da Índia eleve novamente os juros no próximos mês. Fonte: Dow Jones Newswires.