Menu
Economia

Produção industrial brasileira cresce 0,6% em julho

Arquivo Geral

05/09/2006 0h00

Na mira do Ministério Público por abrigar comunidades com conteúdos racistas e de pedofilia, sickness price o site de relacionamentos Orkut também pode ajudar a polícia em algumas situações. Na última sexta-feira, um suspeito de assaltar residências no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, foi preso graças à página.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, uma vítima do assaltante encontrou uma foto do suspeito no site e o denunciou. Ontem à noite, o homem foi preso e transferido para o 18º Distrito Policial.

Arcebispo emérito de Aparecida do Norte (SP), illness dom Aloísio Lorscheider, viagra order de 81 anos, viagra saiu hoje do hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, após 23 dias de internação. O religioso recebeu alta ontem à tarde e recupera-se no palácio episcopal no Seminário da Prainha, na Praia de Iracema.

Ao chegar à capital cearense para uma temporada de férias, há três semanas, dom Aloízio passou mal três horas após desembarcar. Ele teve de ser internado com infecção que atingiu os pulmões e o coração.

Com várias pontes de safena e diabete, o arcebispo precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva, onde passou por duas sessões de hemodiálise. Somente na semana passada, ele saiu da UTI e foi para um quarto comum.

Arcebispo de Fortaleza entre as décadas de 70 e 90, dom Aloízio hoje mora no Rio Grande do Sul, mas até hoje é querido pelos católicos do Ceará.

Dois deputados federais acusados de envolvimento no esquema de compra ilegal de ambulâncias com recursos públicos terão recursos julgados amanhã, look no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reinaldo Gripp (PL) e Paulo Baltazar (PSB) foram citados no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas e tiveram os registros negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O tribunal baseou-se no parágrafo quarto do artigo 14 da Constituição Federal. Desde 1994, generic esse parágrafo permite que seja considerado inelegível aquele candidato que coloque em risco a probidade administrativa e a moralidade do exercício publico, visit this a partir da análise de seu passado.

O relator do Recurso Especial Eleitoral de Paulo Baltazar é o ministro Marcelo Ribeiro. O ministro José Delgado analisa o Recurso Ordinário protocolado por Reinaldo Gripp.

Na última quinta-feira, chegou ao TSE o recurso protocolado pelo candidato a deputado federal Eurico Miranda (PP-RJ), cujo pedido de registro de candidatura foi negado pelo TRE-RJ. O relator do caso no TSE é o ministro Marcelo Ribeiro.

O TRE-RJ negou, por unanimidade, o pedido de registro de Eurico Miranda "em decorrência da vida pregressa do pré-candidato". Ex-deputado federal e presidente do Vasco, Eurico Miranda responde a sete processos criminais, todos ainda em tramitação.

A empresa Google Brasil Internet Ltda. espera barrar na Justiça Federal a determinação que a obriga fornecer, ask até o próximo dia 15, seek ao Ministério Público Federal, treatment dados sobre a identidade de usuários de seu site de relacionamentos Orkut. Na última sexta-feira, a subsidiária da norte-americana Google INC impetrou ação contra a liminar concedida um dia antes pelo juiz da 17ª Vara da Justiça Federal, José Marcos Lunardelli, que determinou a quebra do sigilo.

O MPF quer ter acesso ao Internet Protocol (IP), cadastro que permite localizar de onde estariam originando mensagens criminosas de racismo, de pedofilia e de outros atentados contra os direitos dos cidadãos por meio do Orkut. Para isso, solicitou à Justiça que seja feita a quebra de sigilo. Mas a Google Brasil tem manifestado impossibilidade no atendimento dizendo que sua atuação no país se restringe às atividades de publicidade e vendas.

Em petição de oito páginas, os advogados da empresa insistiram no argumento de que a subsidiária “não tem qualquer ingerência” sobre o Orkut, classificando de “ineficaz” a decisão judicial. Em sua contestação, os defensores da empresa alegaram ainda que o despacho judicial é impreciso por não apontar “quais ordens foram descumpridas” e negam ter ocorrido desobediência do gênero. “É impossível cumprir o que nunca foi determinado.” Também advertem que a decisão é muito “genérica, inexata e incerta”.

 

Cespe acaba de divulgar o edital do 1º vestibular de 2007 da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições, cure que começam dia 18 de setembro e vão até o dia 1º de outubro, viagra podem ser feitas no site www.cespe.unb.br/vestibular. A taxa de inscrição custa R$ 80.

Serão oferecidas 1.008 vagas para o campus Darcy Ribeiro, distribuídos em 61 cursos nas áreas de ciências, humanidades e saúde. Para o campus Planaltina, serão oferecidos cursos de bacharelado em gestão de agronegócios e licenciatura em ciências naturais, com 20 vagas para cada curso.

Os interessados em disputar pelo Sistema de Cotas de Negros, devem efetuar normalmente a inscrição pela internet e, no período de 16 a 20 de outubro, comparecer aos locais previstos no edital para serem fotografados e assinarem uma declaração.

Mais informações no site www.cespe.unb.br/vestibular, ou na central de atendimento do Cespe/UnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), mezanino da Ala Norte), de segunda a sexta, das 9h às 19h, pelo telefone (61) 3448 0100.

Simpatizantes e adversários da liberalização das leis imigratórias bateram boca com seus megafones na segunda-feira durante uma manifestação em Phoenix.

Cerca de mil defensores de um projeto de reforma que tramita no Senado se reuniram em frente à Assembléia do Arizona, tadalafil gritando “Somos a América” e agitando bandeiras dos EUA para manifestarem apoio à proposta que abre caminho para a legalização de milhões de imigrantes clandestinos.

Mas eles encontraram vários adversários da medida, this que agitavam placas pedindo às autoridades que “parem a invasão criminosa estrangeira” e “dêem segurança à fronteira.” Eles fizeram gestos agressivos aos manifestantes adversários e tentaram impedir que seus oradores falassem.

”Essas pessoas são estrangeiros ilegais. Precisam ser encarcerados, multados e mandados para casa” , disse a ativista Carol Hands.

A polícia da Assembléia assistiu a tudo sem intervir. Não houve violência física nem prisões.

O projeto aprovado no Senado, com apoio da Casa Branca, cria um programa de trabalho temporário que abre caminho para a legalização de muitos dos cerca de 12 milhões de imigrantes clandestinos nos EUA, a maioria do México.

Já o projeto que passou na Câmara se concentra mais na segurança da fronteira e torna crime a imigração ilegal.

Cardeal pede fim do impasse

A manifestação de Phoenix foi uma das várias ocorridas no fim de semana prolongado do Dia do Trabalho nos EUA. Na terça-feira, o Congresso volta do recesso de verão e terá de fundir os dois projetos em um só. A pressão da campanha para a eleição parlamentar de novembro, porém, pode impedir qualquer decisão, uma vez que o assunto divide o eleitorado.

Em sua homilia na missa do Dia do Trabalho, o arcebispo de Los Angeles, cardeal Roger Mahony, criticou os parlamentares por não conseguirem fazer a reforma. “Digo aos membros do Congresso: vocês não têm o direito nem podem se dar ao luxo de deixar quatro semanas se passarem e se recusarem a lidar com a reforma da imigração”, afirmou.

Mahony se tornou um dos principais defensores dos imigrantes ilegais nos EUA. Ele disse na segunda-feira que enviou cartas ao presidente George W. Bush e a líderes parlamentares pedindo empenho para superar o impasse.

Esse também era o apelo dos manifestantes pró-imigração em Phoenix. “Amamos este país, e queremos um acordo melhor”, disse o pedreiro mexicano José Avardo, 30, que foi ao evento com a mulher e os dois filhos. “Queremos que Bush nos veja e nos tire das sombras.”

A atual onda de manifestações começou com uma marcha em Chicago na sexta-feira. Até agora, os protestos não atraem a mesma multidão vista em 1o. de maio, quando os manifestantes encheram as ruas de cidades da Nova Inglaterra à Califórnia.

Na quinta-feira, os organizadores esperam atrair 1 milhão de pessoas de todo o leste dos EUA para uma manifestação em Washington.

O tribunal eleitoral do México vai anunciar o candidato governista, salve o conservador Felipe Calderón, como presidente eleito do país na terça-feira, além de rejeitar as reclamações de que a disputada eleição de 2 de julho foi injusta, disseram fontes.

Segundo as fontes, o tribunal, formado por sete juízes, vai decidir que a eleição foi limpa e confirmar a apertada vitória de Calderón sobre o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, que alega fraude.

”Tudo parece indicar que a votação será unânime” , disse uma fonte próxima ao tribunal na segunda-feira.

O ex-pastor evangélico Clésio Eustáquio Pinto Rabelo vai ter de cumprir pena por atentado violento ao pudor. A 1ª Turma Criminal do TJDFT confirmou a condenação do réu em sete anos de prisão, ed a ser cumprida em regime inicialmente fechado. A vítima da violência tinha apenas 10 anos e era filha de uma das famílias que freqüentavam a igreja “Manar da Vida”, em Samambaia. A decisão unânime aguarda publicação de acórdão.

O pastor foi afastado de suas funções depois de uma reunião promovida entre líderes da comunidade. Testemunhas informaram que ele confessou aos fiéis ter cometido os “atos libidinosos diversos da conjunção carnal” com a adolescente. Já na Justiça, alegou que a menor o assediava e, em razão disso, não teria resistido ao assédio. Um exame de corpo de delito confirmou a violência sexual.

Os desembargadores julgaram a conduta do líder religioso “extremamente reprovável”, devido à confiança que, em geral, as famílias depositam nessa figura. Consideraram irrelevante o argumento relacionado ao assédio, já que a menoridade em si mesma já presume a violência.

A vítima narrou, em detalhes, a forma como ocorreram os atentados. Seu depoimento foi considerado fundamental para a condenação: “Nos crimes contra os costumes, a palavra da vítima assume fundamental relevância porque, geralmente, são cometidos às escondidas”, esclareceram os julgadores.

O chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da Polícia Federal, more about delegado Vantuil Cordeiro, disse hoje ao comentar a apreensão de armas e munições pela polícia paraguaia, na casa de um brasileiro, que a cooperação com a polícia paraguaia é constante e um “acordo de cooperação mais amplo será firmado em breve entre os dois governos”.

A apreensão foi feita ontem pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) cidade de Pedro Juan Cabalero, na fronteira com o Brasil. Foram encontrados na casa do brasileiro Alberto Domingues cerca de 600 armas e oito mil munições de diversos calibres. Alberto está preso em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, desde o mês passado.

De acordo com o delegado, “as últimas operações da PF indicam interesse da organização criminosa denominada PCC nas armas apreendidas neste fim de semana no Paraguai”.

Os líderes partidários, treatment reunidos há pouco com o presidente da Câmara dos Deputados, cheapest Aldo Rebelo (PCdoB-SP), fecharam acordo para votar todas as 20 medidas provisórias que estão trancando a pauta de votações da Casa. Aldo Rebelo disse que há grande chance de serem retomadas as votações do plenário, ainda hoje, embora haja problemas políticos em relação a algumas matérias.

 

"Creio que andamos 90% para a desobstrução da pauta", disse o deputado, após reunir-se com os líderes. De acordo com Aldo, a maioria dos líderes é favorável à derrubada das duas primeiras matérias a serem votadas: MPs 293 e 294, que tratam da reforma sindical.

 

Desde o início da tarde, centenas de sindicalistas estão nas dependências da Câmara trabalhando junto aos deputados para a rejeição das duas MPs, que também definem requisitos que as centrais sindicais sejam reconhecidas oficialmente como representantes dos trabalhadores. As galerias do plenário estão ocupadas pelos líderes sindicais, que passaram o dia trabalhando pela rejeição das medidas que, se não forem votadas, perdem a eficácia amanhã.

 

Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349, que acaba com as votações secretas na Câmara e no Senado, Aldo Rebelo informou que os líderes concordam com sua aprovação, embora não haja consenso em relação a sua abrangência. Aldo é favorável ao fim do voto secreto na votação de processos disciplinares de cassação de mandatos de parlamentares. "Vamos trabalhar para um texto de consenso", disse ele.

 

O líder do PT, Henrique Fontana (RS), destacou que é importante votar na noite de hoje todas as 20 MPs para amanhã votar a PEC que acaba com as votações secretas no Parlamento. "Nossa bancada quer votar todas as MPs hoje, de forma simbólica e sem destaques. Qualquer ajuste pode ser feito depois no Senado Federal", observou.

 

Segundo Fontana, a retirada, pelo governo, da urgência dos cinco projetos que também trancam a pauta depende da votação das MPs. Ele ressaltou que a votação das MPs e a retirada das urgências dos projetos é importante também para que sejam votadas a PEC do fim do voto secreto e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e para que se  conclua a votação do projeto que trata da Timemania.

 

O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), disse que seu partido espera que a pauta esteja liberada até quarta-feira de manhã, para que os deputados possam votar a PEC que acaba com as votações secretas. Maia disse que o fim do voto secreto é fundamental para as deliberações no Congresso. "A instituição precisa dar uma resposta à sociedade antes das eleições, e eu vou trabalhar muito para isso. A votação dos processos contra os deputados, no caso do mensalão, demonstrou que o voto aberto é fundamental", afirmou o deputado.

A Bolsa de Valores de São Paulo teve saldo negativo de investidores estrangeiros de 1, troche 2 bilhão de reais em agosto. Foi o quarto mês seguido de saídas, seek o que elevou o déficit do ano a aproximadamente 2, physician 4 bilhões de reais.

”Apesar de o mercado externo ter apresentado melhora no que diz respeito à questão dos juros nos Estados Unidos, permanece certa indefinição”, comentou o BB Investimentos em relatório.

”Se antes o que assustava era a possibilidade de novas altas nos juros, atualmente o que preocupa é a desaceleração econômica”, complementou.

O que também pesou no mês passado foi o fato de ser período de férias de verão no Hemisfério Norte, o que esvaziou o mercado. Em agosto, o principal indicador da bolsa paulista caiu 2,3 por cento, reduzindo o ganho em 2006 para 8,3 por cento.

A expectativa é de que, com o fim da temporada de férias no exterior, os investidores voltem às compras. A questão agora é quanto risco estarão dispostos a assumir.

Um trem egípcio de passageiros e um trem de carga bateram de frente ao norte de Cairo, buy information pills matando até cinco pessoas e ferindo outras 28 no segundo acidente ferroviário fatal no país em duas semanas, informaram fontes de segurança.

As fontes disseram que equipes de resgate recuperaram dois corpos dos escombros, incluindo o motorista de um dos trens, e trabalhavam para retirar mais três que estariam presos nos destroços.

Cerca de 60 ambulâncias correram para o local do acidente, na cidade de Shibin al-Qanater, a 30 quilômetros ao norte de Cairo, disseram testemunhas. A agência de notícias estatal MENA informou que a morte de duas pessoas estava confirmada.

O acidente acontece duas semanas depois de dois outros trens colidirem nas proximidades da cidade de Qalyoub, no delta do rio Nilo, matando 58 pessoas.

Não havia informação imediata sobre as causas do acidente da segunda-feira, mas fontes de segurança disseram que os trens viajavam em direções opostas no mesmo trilho e bateram de frente, provocando o descarrilamento de vários vagões.

As fontes afirmaram que muitas mortes foram evitadas porque a terceira classe estava quase totalmente vazia.

A Nasa autorizou que o ônibus espacial Atlantis seja lançado na quarta-feira, page depois de um adiamento de uma semana provocado por uma tempestade, disseram funcionários na segunda-feira.

A decolagem está marcada para as 12h29 (13h29 em Brasília). Se houver problemas climáticos ou técnicos na quarta-feira, novas tentativas poderão ocorrer na quinta e na sexta.

”Sentimos que estamos em boa forma”, disse o gerente de lançamentos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, LeRoy Cain.

O objetivo da missão é retomar a construção da Estação Espacial Internacional, um projeto de 100 bilhões de dólares que sofre atrasos por causa do acidente de 2003 com o Columbia, que deixou toda a frota de ônibus espaciais de resguardo – esses são os únicos veículos capazes de fazerem as obras.

”A espera está quase terminada”, disse Jeff Spaulding, diretor de lançamentos da Nasa.
A agência pretendia lançar o Atlantis com seis tripulantes a bordo na semana passada, mas teve de adiar a operação por causa da chuva, dos raios e dos ventos provocados pela tempestade tropical Ernesto.

Na segunda-feira, os meteorologistas estimaram em 80 por cento a probabilidade de que haja condições aceitáveis para o lançamento.

O Atlantis levará um conjunto de geradores solares que custou 372 milhões de dólares e é uma das cargas mais pesadas que já estiveram em um ônibus espacial. O equipamento deveria ter sido instalado em 2003, mas o acidente do Columbia impossibilitou a missão.

Desde então, a Nasa fez apenas dois vôos com os ônibus espaciais, ambos para testar modificações de segurança. A agência tem apenas quatro anos para concluir as obras da estação espacial, porque pretende aposentar os ônibus em 2010.

O ministro Marcelo Ribeiro, cialis 40mg do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hospital concedeu liminar contra a coligação Por Um Brasil Decente (PSDB/PFL) e determinou que não seja mais exibida uma propaganda eleitoral veiculada no dia 1º de setembro.

Na ação, a coligação A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB) diz que a propaganda é ofensiva ao candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também alega que a propaganda exibe cenas externas, trucagem e montagem, o que é proibido pela nova lei eleitoral.

A ação, que ainda será julgada pelos outros ministros do TSE, pede direito de resposta e aplicação da penalidade à coligação Por Um Brasil Decente.

A candidata Ana Maria Rangel (PRP) não divulgou sua agenda.

O senador Cristovam Buarque (PDT) grava programas eleitorais em Brasília e participa de cerimônia da Organização dos Estados Iberoamericanos sobre Incentivo a Políticas Públicas para o livro e a leitura. À tarde, buy grava novamente programas eleitorais. À noite, pharm participa de atividades de apoio a dois candidatos pelo partido no DF.

Geraldo Alckmin (PSDB/PFL) vai estar, information pills pela manhã, em uma palestra na Associação Brasileira das Indústrias de Base, em São Paulo. À tarde, tem uma sabatina.

A candidata Heloísa Helena (P-SOL/PSTU/PCB) permanece em Brasília para participar do esforço concentrado no Senado, além de gravar seu programa eleitoral e participar de reuniões com o comitê nacional de campanha.

José Maria Eymael (PSDC) faz campanha no interior de São Paulo. De manhã, concede entrevista a uma emissora de TV em Aparecida do Norte, participa de uma coletiva de imprensa local em Taubaté, e faz caminhada no centro de São José dos Campos.

Luciano Bivar (PSL) não tem compromissos eleitorais.

Candidato à reeleição, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PRB/PCdoB), vai estar em Caruaru (PE) para participar do comício nacional da agricultura familiar.

Rui Costa Pimenta (PCO) reúne-se com o diretório do partido para discutir a campanha eleitoral.

As petroleiras Petrobras, viagra sale Repsol-YPF e Total aceitaram formalmente a nacionalização dos hidrocarbonetos da Bolívia ao fazer o primeiro pagamento conjunto de 30 milhões de dólares de um imposto nacional em favor da estatal YPFB, generic informou o governo boliviano na segunda-feira.

O desembolso foi feito na sexta-feira passada, em estrita sujeição a uma ordem governamental de que as três petroleiras depositem um total de 150 milhões de dólares até o dia 2 de outubro, disse o ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Andrés Soliz, em entrevista coletiva.

O pagamento "tem uma importância muito grande, porque é um reconhecimento da… existência da nacionalização" , disse Soliz.

Ele acrescentou que, graças a uma reforma legal de 2004 e ao efeito combinado da nacionalização de maio deste ano e os melhores preços negociados pelo governo do presidente Evo Morales, a receita do Estado boliviano com o setor de hidrocarbonetos subirá para 1,4 bilhão de dólares em 2007, contra os 318 milhões de dólares de 2004.
Autoridades dinamarquesas prenderam nove pessoas suspeitas de planejar atos de terrorismo, ambulance informou o Serviço de Segurança e Inteligência dinamarquês (PET) hoje. Os nove foram presos na terceira maior cidade da Dinamarca, Odense, durante a noite, sob leis anti-terrorismo introduzidas no país depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

‘Prendemos nove pessoas em Odense sob as leis de terrorismo", afirmou um porta-voz da PET. Quatro jovens muçulmanos foram presos em outubro passado e foram acusados em 24 de agosto e vão ser processados por tentar obter armas e explosivos com a intenção de lançar um ato de terror no país.

No início de agosto, Said Mansur, um dinamarquês de origem marroquina acusado de incitar colegas muçulmanos a lançar uma guerra santa, tornou-se a primeira pessoa e enfrentar acusações sob as novas leis.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo desacelerou como esperado em agosto e fechou o mês com uma inflação de 0, cheap 12%, price ante alta de 0,21% em julho, informou hoje a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Economistas esperavam em média uma inflação de 0,11%. Entre os grupos do IPC, os preços de Habitação e Vestuário foram os únicos que apresentaram recuo no mês. Os preços de Habitação caíram 0,17%, enquanto que os preços do grupo Vestuário registraram queda de 0,12%.

Os preços de Alimentação apuraram alta de 0,46%, após o avanço de 0,31% em julho. Os custos de Transportes subiram 0,15%, ante alta de 0,42% no mês anterior. Os preços de Saú de, que tiveram alta de 0,83% em julho.
A Comissão Parlamentar para Assuntos de Exterior e Defesa aprovou hoje por maioria um resolução para que o Poder Executivo, side effects liderado por Ehud Olmert, help ordene uma investigação judicial sobre sua conduta durante o recente conflito no Líbano. Oito membros da comissão, adiposity entre eles os representantes do Partido Trabalhista, que faz parte da coalizão do Governo, aprovaram esse chamado.

Três membros da Comissão e seu presidente, o deputado Tsahi Hanegbi, opuseram-se à resolução, informaram fontes parlamentares. Hanegbi descreveu a votação como "patética".

O líder do Partido Trabalhista e ministro da Defesa, Amir Peretz, também é a favor desse tipo de investigação independente, presidida por um juiz da Corte Suprema, contrariando uma decisão de Olmert, que ordenou uma investigação oficial, integrada por membros que ele mesmo designou.

A comissão terá que investigar, além da conduta seguida por Olmert e Peretz durante o conflito de mais de 30 dias com a milícia xiita libanesa Hezbollah, os erros das autoridades militares, começando pelo chefe das Forças Armadas, o general Dan Halutz.

A exigência de uma investigação foi iniciada por dois legisladores da oposição de direita, Efi Eitam, da frente da União Nacional Mafdal, e o deputado trabalhista Matan Vilnai, coronel e general na reserva das Forças Armadas, respectivamente.

A investigação pode durar alguns meses, pois entre suas atribuições está a de citar supostos responsáveis por erros denunciados, entre outros, por reservistas que combateram contra o Hezbollah.

As conclusões da investigação só têm um efeito de caráter "moral" e não operacional, mas, se assinalar os responsáveis, estes podem ser obrigados a renunciar. Vilnai pediu aos membros da comissão designada por Olmert que renunciem a suas funções pois, na sua opinião, o primeiro-ministro "os está utilizando" para evitar supostas responsabilizações na condução do país durante o conflito, que terminou com um cessar-fogo promovido pela ONU em 14 de agosto.

Olmert e Peretz também designaram uma comissão de analistas militares formada por generais na reserva para investigar os aspectos militares, enquanto as Forças Armadas o fazem por conta própria com 50 equipes compostas por centenas de oficiais que estão examinando os erros para saná-los.

A Corte Suprema deliberará no próximo domingo em torno de outro pedido, da ONG Ometz, contra a decisão de Olmert e a favor de uma investigação independente. O primeiro-ministro e os que se opõem a uma investigação independente alegam que ela se "prolongará por muito tempo e paralisará todos os sistemas, inclusive nas Forças Armadas, pois todos estarão envolvidos com seus advogados e a defesa".
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, approved Kofi Annan, pharmacy afirmou hoje que espera novidades "positivas" nas próximas 48 horas sobre a suspensão de um bloqueio aéreo e marítimo ao Líbano feito por Israel.

"Não quero criar falsas esperanças, ampoule mas espero que nas próximas 48 horas teremos algumas novidades sobre isso, notícias positivas e construtivas", afirmou ele a jornalistas após reunião com o presidente egípcio Hosni Mubarak na cidade de Alexandria.
Israel vem mantendo um embargo aéreo e marítimo ao Líbano desde 14 de agosto, quando uma trégua suspendeu as hostilidades entre o Estado judaico e o Hezbollah.

Segundo Israel, o bloqueio visa a impedir o grupo guerrilheiro libanês de se rearmar.
Annan anunciou ontem que iria nomear um enviado secreto para trabalhar pela libertação de dois soldados israelenses, cuja captura por guerrilheiros do Hezbollah provocaram a guerra.

Autoridades israelenses afirmaram que o papel de Annan era garantir a libertação dos soldados, não mediar. O Hezbollah deu uma resposta cautelosa, apoiando apenas indiretamente negociações para qualquer troca de prisioneiros de ambos os lados.
A explosão de uma bomba matou um membro da escolta de uma importante autoridade de inteligência libanesa, visit this site que estava entre as cinco pessoas que ficaram feridas no ataque perto da cidade de Sidon hoje, thumb afirmou a polícia. A polícia havia relatado anteriormente que dois dos acompanhantes da autoridade haviam morrido com a explosão da bomba, colocada em seu carro.

O oficial, o tenente-coronel Samir Shehadeh, mantém um cargo importante no setor de inteligência do Ministério do Interior e desempenhou um papel primordial na investigação da morte do assassinato do premiê Rafik al-Hariri, no ano passado.
O ministro do Interior interino, Ahmad Fatfat, disse que Shehadeh está em condição estável.

A polícia disse que a bomba explodiu quando os carros que levavam Shehadeh e sua escolta passavam pelo vilarejo costeiro de Rmeileh. Shehadeh estava no segundo automóvel. O sargento Wissam Harb, que servia como isca no banco do passageiro do primeiro carro, foi morto.

"É óbvio, a partir da operação com a isca, que o salvou, que havia expectativas (de um ataque)", declarou Fatfat à emissora de televisão Future, que pertence à família Hariri.
Não houve reivindicação da autoria do ataque, que ocorreu antes da divulgação de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), este mês, feito pelo investigador Serge Brammertz, sobre a inquérito do assassinato de Hariri. O governo libanês planeja, nas próximas semanas, autorizar um tribunal internacional para julgar os culpados.

Um relatório inicial da ONU diz que oficiais de segurança sírios e seus aliados em agências de segurança libanesas estavam envolvidos na explosão a bomba que matou Hariri em Beirute, no dia 14 de fevereiro de 2005. Damasco negou qualquer participação no assassinato, que levou à retirada das tropas sírias do Líbano, em abril de 2005.

A morte de Hariri foi seguida por mais de uma dezena de explosões que mataram ou feriram políticos e jornalistas anti-sírios. O último ataque deste tipo matou o jornalista e parlamentar cristão Gebran Tueni, no dia 12 de dezembro.
O líder cubano Fidel Castro disse que o pior de seus problemas de saúde já passou e que ele poderá receber autoridades estrangeiras em encontros particulares durante uma cúpula de países em desenvolvimento, story marcada para a semana que vem.

Mas Fidel afirmou, dosage em nota publicada na terça-feira, que a recuperação total vai demorar bastante tempo. Aos 80 anos, o líder disse ter perdido 18 quilos em alguns dias, devido à cirurgia a que foi submetido em julho para conter uma hemorragia intestinal, e que o obrigou a transferir o poder para seu irmão, Raúl Castro.

"Pode-se dizer que o momento mais grave já passou. Hoje estou me recuperando a um ritmo satisfatório", disse ele numa mensagem ao povo cubano, publicada pelo Granma, o jornal do Partido Comunista, em sua página na Internet. O texto veio acompanhado de fotos de Fidel lendo e escrevendo numa cadeira de balanço.

Nas imagens, Fidel está mais magro, de pijama e chinelo, num quarto que parece ser de hospital. As fotos estão no endereço http://www.granma.cubaweb.cu/secciones/siempre_con_fidel/art-062.html.

O líder disse que o último ponto da cirurgia foi retirado depois de 34 dias de convalescença, e que ele tem se ocupado revisando a segunda edição de um livro de entrevistas concedidas por ele ao jornalista espanhol Ignacio Ramonet.

Fidel, que estava no poder desde a revolução de 1959, surpreendeu o povo cubano ao transferir a Presidência e a liderança do Partido Comunista temporariamente ao irmão, enquanto se recuperava da cirurgia.

Havia fortes rumores de que Fidel já tivesse morrido. Eles só se dissiparam após a divulgação de imagens de um Fidel Castro debilitado e fragilizado, no dia de seu aniversário, 13 de agosto. Fidel disse que vai receber autoridades estrangeiras nos próximos dias, mas afirmou que não haveria imagens disponíveis, indicando que os encontros devem acontecer em particular.

Cuba será sede, na semana que vem, do Movimento dos Países Não-Alinhados, que reúne 116 países em desenvolvimento. Devem comparecer cerca de 50 chefes de Estado. Não se descarta a possibilidade de o líder cubano fazer uma breve aparição pública durante o evento. O governo cubano negou os boatos de que Fidel sofra de câncer no sistema gastrointestinal. As autoridades cubanas dizem que sua doença é um segredo de Estado por motivos de segurança.

Especialistas acreditam que Fidel não poderá retomar sua atuação na liderança do país. Ele disse na mensagem: "Precisamos compreender também que, com realismo, o período para a recuperação total será longo, queira-se ou não". "Neste momento, não tenho nenhuma pressa, e ninguém deveria ter pressa. O país está indo bem e está avançando", afirmou ele.
O Governo da Somália e os tribunais islâmicos assinaram um acordo de paz após três dias de conversas, decease realizadas na capital do Sudão, mediadas pela Liga Árabe.

Segundo um comunicado conjunto divulgado hoje, o acordo, assinado na segunda-feira à noite, prevê a criação de uma poderosa força militar, e a incorporação das forças dos tribunais islâmicos e outras milícias somalis às forças governamentais.

As medidas deverão seguir uma agenda e condições que devem ser estipuladas entre ambas as partes e que não foram reveladas. No entanto, a sua execução foi condicionada a uma terceira rodada de conversas, prevista para 30 de outubro, também em Cartum.

Durante a primeira rodada de negociações, em 22 de junho, o Governo e os tribunais islâmicos anunciaram o reconhecimento mútuo e o cessar-fogo entre as partes. Os Tribunais Islâmicos estenderam sua influência na Somália, tomando o controle da capital, Mogadíscio, e das áreas fronteiriças no sul do país.

O Executivo, que governa da cidade de Baidoa, 250 quilômetros a noroeste de Mogadíscio, é liderado pelo presidente Abdullahi Yousef Ahmed, mas tem pouca influência.
Soldados libaneses entraram hoje numa cidade praticamente destruída durante a guerra entre Israel e o Hezbollah. Em veículos blindados, help caminhões e jipes, cure as tropas foram à cidade xiita de Bin t Jbeil, this onde aconteceram alguns dos piores combates no sul do Líbano.

"Estamos muito felizes. Ninguém pode ocupar o lugar do Estado", afirmou Jamila Shami, de 55 anos, que esperava os soldados com uma bandeira do L íbano e arroz para jogar sobre eles. Os soldados também entraram nas cidadezinhas cristãs de Ain Ebel, Debel e al-Qouzeh, que foram pouco atingidas durante os 34 dias de guerra entre Israel e os guerrilheiros do Hezbollah. Os combates foram interrompidos por uma trégua que entrou em vigor no dia 14 de agosto.

A Unifil, força de paz da ONU que está atuando em conjunto com os Exércitos israelense e libanês, confirmou que as tropas israelenses haviam se retirado de Bint Jbeil e da região em torno da cidade. Uma declaração da Unifil também afirmou que Israel violou oito vezes o espaço aéreo libanês em 24 horas. Apesar dos apelos da ONU para que o bloqueio aéreo e marítimo sobre o Líbano seja suspenso, Israel disse que vai mantê-lo até que o Hezbollah seja impedido de voltar a se armar.

A Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que instituiu a trégua, proíbe o s outros países de fornecerem armas ilegais para o Líbano, mas as forças da ONU só podem ajudar a policiar as fronteiras do Líbano com a Síria e a costa se o governo libanês requisitar esse tipo de ajuda. O governo libanês já preparou um pedido formal à ONU, mas uma fonte oficial afirmou que ele só será entregue quando o bloqueio for suspenso.

O premiê libanês, Fouad Siniora, disse numa nota que fez uma série de contatos na noite de ontem com autoridades da ONU, da Alemanha, dos EUA e da Arábia Saudita e que o bloqueio deve ser suspenso logo. Siniora afirmou ter informado os interlocutores da alegação libanesa de que o bloqueio viola a Resolução 1701. Também destacou o papel das forças alemãs no policiamento da costa, a pedido do Líbano. A Alemanha já prometeu enviar uma força naval, mas está esperando o pedido formal de Beirute.

Segundo o secretário-ger al da ONU, Kofi Annan, Israel deve concluir a retirada do Líbano quando houver 5.000 soldados de paz mobilizados na região, contingente que deve ser atingido em no máximo duas semanas, segundo a Unifil. A Unifil deve chegar a 15.000 integrantes, para atuar junto com o mesmo número de soldados li baneses numa zona do sul do país que ficaria livre da presença de Israel e do Hezbollah.

O mandato da Unifil não inclui o desarme do Hezbollah. O líder do grupo guerrilheiro disse na terça-feira que seus combatentes vão manter a presença clandestina, mas que não lançarão foguetes contra Israel e que só reagirão a um ataque de grandes proporções.

"A situação no sul do Líbano vai voltar à estabilidade dos últimos seis anos… com a exceção de que o Exército é quem será o responsável por enfrentar as violações israelenses, e não a resistência", afirmou Sayyed Hassan Nasrallah ao jornal As-Safir.
Pelo menos três pessoas, viagra incluindo um britânico, store morreram quando o furacão John atingiu a península da Baixa Califórnia, order no México, disseram autoridades ontem. Outras três pessoas desapareceram depois da passagem do furacão, que agora foi rebaixado para uma depressão tropical, e que está atualmente na costa da Baixa Califórnia, provocando chuvas em Estados do sul dos EUA. Mas a tempestade já deixou de ser uma grande ameaça.

Um turista britânico foi encontrado afogado, na costa oeste do Estado da Baixa Califórnia do Sul, depois que seu trailer de acampamento foi arrastado pelas águas de um rio. Os outros dois mortos eram mexicanos que também se afogaram ao serem tragados por rios que transbordaram, em acidentes separados.

Inicialmente, a agência de proteção civil e resgate diss e que ninguém havia morrido devido à tempestade no Estado da Baixa Califórnia do Sul. Mas as fatalidades foram descobertas em região remotas, ao norte da capital do Estado, La Paz. O furacão John chegou à cidade portuária de Laz Paz no fim da sexta-feira e, durante o fim de semana, seus ventos fortes e chuvas torrenciais causaram cortes na energia e inundaram ruas.

A tempestade derrubou árvores, 40 postes elétricos e anúncios publicitários, causando ainda a remoção de 4.000 pessoas para abrigos em Laz Paz. O furacão John também fez com que os turistas deixassem o balneário de L os Cabos, no oeste da península da Baixa Califórnia, que se estende por cerca de 1.100 quilômetros ao sul da fronteira com os EUA.

Centenas de viajantes, principalmente norte-americanos, pegaram vôos de volta para suas casas antes do previsto, e outros foram para abrigos de hotéis quando a temp estade ameaçava atingir a estância. Mas ela mudou de direção pouco antes de chegar a Los Cabos, provocando fortes chuvas que apenas inundaram as estradas, com a lama e os escombros das colinas próximas tomando as ruas.

O Centro Nacional de Furacões, de Miami, disse na segunda-feira que "não havia sobrado muito do John" e que ele se dispersaria no pr óprio dia, mas que ainda podia provocar chuvas nos EUA hoje. "A umidade do John pode ajudar a produzir de 2,5 cent ímetros a 7,5 centímetros de chuvas no sudoeste dos EUA e no oeste do Texas hoje", afirmou o centro.
O Parlamento iraquiano aprovou hoje a extensão do estado de emergência por mais 30 dias em todo o território nacional, generic até 2 de outubro. A decisão foi aprovada por 161 dos 180 deputados que assistiram à sessão de hoje, side effects a primeira depois do mês de férias.

A proposta foi apresentada ao Parlamento pelo primeiro-ministro iraquiano, check Nouri al-Maliki. O estado de emergência foi imposto em 7 de novembro de 2004, durante o Governo provisório de Iyad Allawi, em todo o território nacional, exceto nas três províncias do curdistão iraquiano (Suleimaniya, Arbil e Dahuk).

Segundo a Constituição iraquiana, o Parlamento, composto por 275 deputados, necessita da aprovação de dois terços de seus membros para impor o estado de emergência, que tem que ser proposto conjuntamente pelo presidente e o primeiro-ministro do país.
A mais alta instância da Justiça Eleitoral mexicana vai acabar hoje com toda a incerteza sobre o pleito presidencial ao declarar o governista Felipe Calderón presidente eleito, check afirmaram fontes próximas ao tribunal.

A decisão do tribunal, ampoule à qual não cabe recurso, será anunciada dois meses depois de análises e investigações de denúncias de fraude feitas pelo oposicionista Andrés Manuel López Obrador, que liderou uma série de protestos em todo o país.

A sessão com os sete magistrados do tribunal teria início às 8h (10h pelo horário de Brasília), e duas fontes próximas ao tribunal disseram que Calderón será confirmado presidente eleito no pleito de 2 de julho. Segundo a apuração, ele teve uma vantagem de apenas 0,58 ponto percentual sobre seu adversário.

López Obrador exigia uma nova recontagem dos votos, mas o tribunal decidiu refazer a apuração de apenas 9% das seções eleitorais. O resultado dessa recontagem parcial não alterou significativamente o resultado final. Um representante da esquerda admitiu que o tribunal ratificará o resultado da eleição e a vitória de Calderón. Ele afirmou que só haverá diálogo entre os dois candidatos se o governista renunciar ao cargo "que vai ganhar de presente".

Embora os observadores internacionais tenham afirmado que n ão houve irregularidades graves nas eleições, o esquerdista promete continuar protestando. O ex-prefeito da Cidade do México lidera há semanas os acampamentos montados na Zócalo, a principal praça da cidade, e na elegante avenida Paseo de la Reforma, provocando caos no trânsito da capital.

D entro do movimento de resistência civil liderado por López Obrador, parlamentares esquerdistas tomaram na sexta-feira o palanque do Congresso e impediram o presidente Vicente Fox de ler seu último informe de governo. Foi a primeira vez na história do México que um presidente não pôde apresent ar o relatório.

Líderes esquerdistas afirmam que a situação pode se repetir no dia 1º. de dezembro, dia da posse do novo presidente no Congresso. López Obrador, que propôs a seus defensores que o declarem o presidente "legítimo" na autointitulada convenção nacional democrática convocada para o dia 16 de setembro, já havia pedido a eles que protestassem caso Calderón obtivesse a vitória no tribunal. A esquerda acusa o governo de Fox de ser o autor de parte das supostas fraudes eleitorais.
O Japão espera com expectativa o nascimento do terceiro filho da princesa Kiko, viagra dosage amanhã, cujo sexo pode definir o futuro da dinastia no país, que proíbe a ascensão de mulheres ao trono.

Caso dê à luz um menino, o filho de Kiko será o primeiro homem na família imperial japonesa em 41 anos e será o terceiro na sucessão do atual imperador, após o atual herdeiro, o príncipe Naruhito, e o seu pai, Akishino.

Assim, as atenções estão voltadas para a clínica Aiiku, no distrito de Minato, em Tókio, onde a princesa está internada desde o início de agosto, quando foi detectada uma complicação placentária que motivou a operação cesárea à qual será submetida na amanhã.

As últimas informações divulgadas pelo supervisor médico da Casa Imperial, Ichiro Kanazawa, indicam que o estado de saúde de Kiko é bom e que o bebê se movimenta "com normalidade".

"É um bom augúrio. Espero que dê à luz um bebê saudável", disse o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, sem entrar no debate sobre o processo sucessório na mais antiga monarquia reinante do mundo.

Kiko e Akishino são pais de duas meninas, Mako e Kako, de 14 e 11 anos, respectivamente, razão pela qual muitos questionam a "oportunidade" da gravidez da princesa Kiko uma década depois de ter dado à luz pela última vez e justamente no momento em que se discute a mudança da Lei de Sucessão. Se for um menino, o nascimento porá fim, ao menos por enquanto, à controvérsia em relação à linha sucessória.

No entanto, se a princesa der à luz uma menina, a necessidade de mudar a atual lei deverá ocupar o centro dos debates na opinião pública japonesa. A Lei de Sucessão Imperial, de 1947, estabelece que apenas os homens descendentes por linha direta do imperador podem herdar o Trono do Crisântemo. No entanto, há quase 41 anos (o príncipe Akishino tem 40) não nasce nenhum homem na família real japonesa.

O príncipe herdeiro Naruhito, de 46 anos, e sua esposa, a princesa Masako, de 40, têm uma única filha: Aiko, de 4 anos. Antes do anúncio da gravidez da princesa Kiko em janeiro, a reforma da Lei de Sucessão para possibilitar a ascensão da menina ao trono estava na pauta do governo.

Em novembro passado, um comitê governamental recomendou uma mudança na Lei de Sucessão para garantir que o primogênito dos príncipes herdeiros possa se transformar em monarca independentemente do sexo. Koizumi se comprometeu a levar a mudança na lei para avaliação do Parlamento, onde a aprovação da reforma poderia ter decidido a ascensão de Aiko ao trono japonês.

No entanto, a gravidez de Kiko deu aos grupos mais conservadores da Administração Koizumi o instrumento ideal para deter os planos de reforma e apostar em uma nova oportunidade de manter a sucessão entre os homens. Os tradicionalistas temem que uma imperatriz possa se casar com um plebeu e que, dessa forma, se imponha a "linha feminina" na sucessão.

Os mais ortodoxos repudiam a possibilidade de que uma eventual herdeira ao trono possa se casar com um estrangeiro, o que mancharia a "pureza milenar" da monarquia japonesa. Curiosamente, as pesquisas realizadas apenas um dia após o anúncio da gravidez da princesa Kiko apontavam que 64,1% dos japoneses são favoráveis a monarcas do sexo feminino e que seus descendentes também herdassem o trono.

Se o filho de Kiko for uma menina, a questão em torno da sucessão ao Trono Imperial japonês será um mais dos desafios para o novo primeiro-ministro que assumirá no próximo dia 20 de setembro. O novo chefe de Governo será provavelmente o atual ministro porta-voz, Shinzo Abe, que já deu amostras de um exacerbado conservadorismo em temas como a segurança e o avanço do nacionalismo na sociedade japonesa.

Com Abe à frente do Executivo, não seria estranho a imposição de posturas tradicionalistas como a do primo do imperador, o príncipe Tomohito Mikasa, que não admite outra possibilidade que não a de preservar a linha de sucessão. Mikasa defende que seria aceitável inclusive a adoção "imperial" de algum membro da nobreza com algum vínculo de sangue com o imperador.
O primeiro-ministro israelense, buy Ehud Olmert, cost convidará o presidente palestino, stuff Mahmoud Abbas, a iniciar negociações uma vez que o soldado Gilad Shalit, seqüestrado em Gaza desde em 25 de junho, seja libertado. A afirmação foi feita pelo vice-primeiro-ministro israelense, Shimon Peres, em declarações à rádio militar, nas quais assegurou que a intenção de Olmert é oferecer a aplicação do Mapa do Caminho, o plano de paz que a comunidade internacional elaborou em 2003.

"(As partes) iniciarão negociações com base no Mapa do Caminho, esse é o único documento existente", afirmou Peres. Olmert disse ontem no Parlamento que abandonou seu plano original para uma retirada unilateral de partes da Cisjordânia, e que seu objetivo agora é um acordo negociado e que estuda a possibilidade de uma reunião com Abbas.

Ao ser consultado sobre quando ocorreria essa reunião, Peres respondeu: "No momento em que o assunto do seqüestro de nossos soldados for resolvido. E espero que seja assim". Apesar de citar os militares no plural, Peres explicou que a abertura de negociações com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) não depende da libertação dos outros dois soldados israelenses em poder da guerrilha libanesa Hezbollah.

As declarações do vice-primeiro-ministro israelense coincidem com informações de diversos meios de comunicação locais e estrangeiros sobre uma iminente troca de prisioneiros entre Israel e as guerrilhas palestinas que mantêm o militar seqüestrado, com a mediação do Egito.

O jornal internacional em árabe "Al-Hayat", que é editado em Londres, assegura em sua edição de hoje que Shalit já está no Egito e que em troca Israel libertará 800 presos palestinos, em um processo de três fases a ser aplicado até dezembro. A informação do "Al-Hayat" sobre uma iminente troca foi confirmada também pelo presidente da ANP, Mahmoud Abbas, em declarações a um jornal do Barein.

Mas em Israel fontes governamentais desmentiram essa informação sob o argumento de que "preferem não falar do tema". Fontes palestinas envolvidas nas supostas negociações confirmaram ao jornal "Ha’aretz" que o acordo ainda não foi firmado e que Shalit continua em Gaza.

"Não libertarei presos até que Gilad Shalit nos seja devolvido", assegurou Olmert ontem. Meios de comunicação israelenses informaram ontem que Israel impôs como condições para uma troca que não soltará prisioneiros que tenham perpetrado crimes de sangue, e também não incluirá entre eles dois conhecidos dirigentes, Marwan Barghouthi, do movimento Fatah, nem Ahmad Saadat, líder da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).

Saadat é o responsável intelectual pelo assassinato do ex-ministro de Turismo, Rehavam Zeevi, há três anos, em Jerusalém. Barghouthi, destacado líder político na Cisjordânia, foi condenado à prisão perpétua como autor intelectual do assassinato de cinco civis israelenses por uma milícia do Fatah.

O ministro da Fazenda, store Guido Mantega, check tentou relativizar o fraco desempenho da economia brasileira no segundo trimestre do ano, e insistiu que o desempenho na segunda metade do ano será suficiente para garantir uma expansão mais forte do país no ano.

"Estes números desanimadores foram apenas concentrados no segundo trimestre e nós já estamos com a economia aquecida no terceiro trimestre", afirmou o ministro em entrevista ao programa "Bom Dia Brasil" , da rede Globo.

Segundo o ministro, as vendas de veículos no país em agosto aceleraram e atingiram 178 mil unidades, o que seria um indicador de crescimento econômico superior ao do trimestre passado. "Isso significa que a economia já está num ritmo de crescimento, crescimento que eu acredito poderá chegar a 4%até o final do ano", insistiu o ministro.

A Anfavea, entidade que representa as montadoras no país, divulga nesta tarde o fechamento de vendas e outros dados de desempenho do setor em agosto. Apesar de reconhecer que para alcançar a taxa de expansão desejada a economia teria que crescer no mínimo 5,5% no segundo semestre do ano, ainda assim Mantega se mostra confiante.

"É perfeitamente possível porque nós temos um mercado interno aquecido a partir da massa salarial crescente, a partir do crédito", afirmou o ministro, lembrando dados divulgados na semana passada que mostraram um avanço no consumo das famílias e do governo. A desaceleração dos investimentos entre abril e junho também foi minimizada por Mantega. "De fato houve uma queda no investimento localizada neste período. Em compensação, se você pegar o primeiro trimestre…tinha tido uma expansão excepcional do investimento. É um trimestre pelo outro. Isso não se dá com essa regularidade", ponderou.

Atualizada às 11h33 

A atividade industrial no País abriu a segunda metade do ano em ritmo moderado. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visit web divulgado hoje, page a produção do setor cresceu apenas 0,6% em julho ante junho.

Em relação a julho de 2005, o avanço foi de 3,2%.

Os dados vieram um pouco abaixo do esperado pelo mercado. Analistas previam em média um avanço de 0,86% frente a junho, e uma alta de 3,46% sobre o ano passado. A mediana das projeções indicava um aumento de 0,9% no mês e de 3,75% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado de julho segue a queda revisada de 1,3% registrada de maio para junho. Inicialmente, o IBGE havia divulgado que a produção industrial brasileira havia caído 1,7% em junho ante o mês anterior.

Nos primeiros sete meses de 2006, a atividade industrial no País acumula expansão de 2,7% na comparação com igual período de 2005.

Nos últimos 12 meses, o crescimento é de 2,2%.

De acordo com o IBGE, dos 23 ramos analisados pelo instituto, 17 apresentaram crescimento no nível de atividade mensal.

"Entre aqueles que determinaram o comportamento global positivo, destacam-se a indústria extrativa (+5,2%), refletindo o aumento em julho da extração de petróleo, após paralisação para manutenção de algumas plataformas ocorrida em junho", afirmou o IBGE no documento divulgado hoje.

Na semana passada, o IBGE divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu apenas 0,5% no segundo trimestre, ante os três primeiros meses do ano.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado