Menu
Economia

Pfizer entra com 2º processo em busca de bloquear tentativa da Novo Nordisk de adquirir Metsera

Farmacêutica americana acusa rival dinamarquesa de violar leis antitruste ao tentar impedir sua aquisição da Metsera e manter domínio no mercado de medicamentos para obesidade

Redação Jornal de Brasília

03/11/2025 15h14

Foto: David Dee Delgado/Getty Images/AFP

Foto: David Dee Delgado/Getty Images/AFP

A Pfizer entrou com um segundo processo contra a Novo Nordisk e a Metsera nesta segunda-feira, 3, alegando que a tentativa da farmacêutica dinamarquesa de superar sua oferta para adquirir a empresa de biotecnologia viola as leis antitruste.

Segundo a Pfizer, a ação é anticompetitiva para proteger sua posição dominante no mercado de medicamentos para obesidade GLP-1 e afirma que a Novo Nordisk está “capturando e eliminando um concorrente americano nascente antes que ele obtenha o apoio da Pfizer, uma das principais empresas farmacêuticas dos EUA.”

Em setembro, a Pfizer concordou em pagar até US$ 7,3 bilhões pela Metsera, o que a colocaria de volta na corrida pela próxima geração de medicamentos GLP-1. Mas, na semana passada, a fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, ofereceu comprar a empresa por até US$ 9 bilhões, o que foi considerada como oferta superior.

Na sexta-feira, a Pfizer entrou com seu processo inicial contra as duas empresas, dizendo que a oferta de aquisição da Novo Nordisk não pode ser considerada superior porque não é razoavelmente provável que seja concluída nos termos propostos.

Uma porta-voz da Novo Nordisk disse na sexta-feira que as alegações da Pfizer no processo inicial eram “sem mérito”, acrescentando: “Nós nos defenderemos vigorosamente em qualquer litígio.” A Metsera disse que “discorda das alegações na queixa da Pfizer.” Fonte: Dow Jones Newswires.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado