A Petrobras fechou um contrato de longo prazo para comprar gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos por 22 anos. O acordo foi anunciado pela estatal brasileira nesta terça-feira (29) e é o segundo firmado em cerca de um mês.
A vendedora é a Cheniere Marketing, subsidiária da Cheniere Energy, principal produtora e exportadora de GNL dos Estados Unidos. O contrato prevê a compra de 800 mil toneladas de GNL por ano.
Segundo a Petrobras, a contratação de volumes de longo prazo reflete a estratégia de reduzir a exposição à volatilidade do mercado spot de GNL. A estatal afirma ainda que o acordo fortalece a gestão de riscos do portfólio de gás natural e amplia a flexibilidade e a segurança para atender aos contratos.
No fim de agosto, a Petrobras já havia assinado outro contrato de compra de longo prazo de GNL, desta vez com a Sempra Infrastructure, também para 800 mil toneladas anuais, durante 20 anos, a partir do Terminal de Liquefação de GNL de Port Arthur, no Texas.