Menu
Economia

Pequenas indústrias tem evolução positiva no segundo semestre

No segundo semestre, as indústrias registraram média 46,5 pontos, resultado acima do primeiro semestre, com 43,9 pontos

Geovanna Bispo

16/08/2021 0h01

Atualizada 13/08/2021 19h37

Foto: Agência Brasil

Ao contrário dos primeiros meses deste ano, o segundo semestre mostrou uma evolução positiva das pequenas indústrias. De acordo com o Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), também houve melhora na situação financeira e confiança dos micro e pequenos empresários.

Ainda de acordo com o levantamento, os indicadores de desempenho estão não apenas mais elevados que o trimestre anterior, como também em relação aos anos passados. “Para os próximos meses, há uma expectativa de novo aumento desse indicador, em decorrência: do avanço da vacinação no Brasil, que está atingindo faixas etárias que abarcam a população economicamente ativa; do aumento do volume de produção; e da manutenção da criação de empregos no setor industrial”, aponta o relatório técnico do Panorama.

No segundo semestre, as indústrias registraram média 46,5 pontos, resultado acima do primeiro semestre, com 43,9 pontos, e do segundo semestre do ano passado, com 34,1 pontos.

O Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias alcançou 42,3 pontos, o que representa um aumento de 4,5 pontos em relação ao primeiro trimestre de 2021. A melhora está relacionada à satisfação com o lucro operacional e com a facilidade de acesso ao crédito no período.

Matéria-prima

A falta ou alto custo de matéria-prima e a elevada carga tributária seguem nos primeiros lugares do ranking de principais preocupações e problemas dos empresários durante o segundo semestre.

Confiança

O levantamento ainda mostra como os empresários estão otimistas para os próximos meses do ano. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 60,9 pontos em julho, após três aumentos consecutivos e segue acima da média histórica, que é 52,5 pontos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado