A geração de energia limpa em Santa Catarina ganhou um reforço com o início da fase de testes da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Alto Alegre, em Capinzal. As quatro unidades geradoras começaram a operar em teste no dia 20 de janeiro de 2026.
O empreendimento, com investimento de R$ 93,15 milhões, possui capacidade instalada de 17,39 megawatts (MW), formada por três unidades de 5,11 MW e uma de 2,06 MW, além de garantia física de 8,94 MW médios. A PCH integra o Eixo Transição Energética do Novo Programa de Aceleração e Crescimento (Novo PAC), contribuindo para a expansão da infraestrutura energética brasileira.
O licenciamento ambiental foi realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A usina se enquadra no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), que oferece benefícios fiscais a projetos estratégicos.
A previsão é que a PCH Alto Alegre entre em operação comercial em março de 2026, fortalecendo a oferta de energia renovável e apoiando a segurança do sistema elétrico e o desenvolvimento sustentável da região.
Com ifnormações do Governo Federal