Menu
Economia

Parlasul analisa acordo UE-Mercosul em reunião nesta terça

Deputado Arlindo Chinaglia apresenta parecer na Representação Brasileira. Votação na Câmara prevista para após o Carnaval.

Redação Jornal de Brasília

09/02/2026 15h36

parlasul

Foto: Divulgação

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e relator do acordo entre União Europeia e Mercosul (MSC 93/26), apresentará seu parecer na Representação Brasileira nesta terça-feira (10).

A reunião ocorrerá a partir das 10 horas e conta com a participação de 10 senadores e 27 deputados federais que compõem a Representação Brasileira no Parlasul.

Chinaglia explicou que, em acordos internacionais, cabe ao Congresso aprovar ou rejeitar o texto, sem possibilidade de alterações de conteúdo.

O acordo foi assinado em janeiro, após mais de duas décadas de negociações, e possui milhares de páginas. Ele prevê a eliminação ou redução gradual de até 90% das tarifas de importação e exportação de diversos produtos entre os blocos, em um período de uma década.

Para entrar em vigor, o tratado precisa ser confirmado pelos parlamentos dos blocos comerciais. O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou que a votação no Plenário da Câmara dos Deputados poderá ocorrer na semana após o Carnaval, no fim do mês.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado