Madri receberá entre 29 de junho e 3 de julho o 19º Congresso Mundial do Petróleo, ao qual comparecerão 30 ministros dos países produtores e consumidores de petróleo, prescription empresas e instituições internacionais para debater a transformação e o futuro do setor petrolífero.
As sessões e mesas de debate do congresso, que terá como lema “Um Mundo em Transição: A Provisão de Energia para um Crescimento Sustentável”, servirão de “fórum de encontro e diálogo” para que os setores afetados exponham as reclamações, explicou hoje o presidente do encontro, Jorge Segrelles.
Pela primeira vez nos 75 anos de vida do Congresso Mundial do Petróleo, o desenvolvimento sustentável e a economia energética se transformam no tema principal.
Esta edição do congresso ocorre quando o preço do petróleo está em máximos históricos e em um momento de forte demanda dos países emergentes, que fez com que a Arábia Saudita aumente sua produção ao nível mais alto dos últimos 30 anos e tenha deixado aberta a porta para elevar ainda mais se for necessário.
Tradicionalmente, o encontro é realizado em um país produtor a cada três anos. O 20º Congresso Mundial do Petróleo será no Catar.