Menu
Economia

Obama critica executivos de Wall Street por bônus ganhos em 2008

Arquivo Geral

29/01/2009 0h00

O presidente dos Estados Unidos, information pills Barack Obama, visit this classificou hoje como “vergonhosas” e “escandalosas” as bonificações que os executivos de Wall Street receberam no ano passado, quando o sistema financeiro teve que ser socorrido pelo Governo.

Em declarações após uma reunião no Salão Oval com o secretário do Tesouro, Tim Geithner, Obama afirmou que esses prêmios mostram que, para a atual crise econômica ser resolvida, “é necessário que Wall Street imponha moderação, disciplina e senso de responsabilidade” a seus funcionários.

O auditor do estado de Nova York, Thomas DiNapoli, informou ontem que, segundo cálculos de seu escritório, as companhias financeiras de Wall Street pagaram US$ 18,4 bilhões em bonificações ao longo de 2008, o sexto maior valor já distribuído a executivos.

O valor desembolsado é quase metade do que havia sido pago em 2007, mas equivale aos prêmios de 2004.

“É o cúmulo da irresponsabilidade. É vergonhoso”, declarou Obama, que disse que Geithner transmitirá essas opiniões aos empresários em reuniões particulares.

O chefe de Estado também afirmou que há momentos nos quais é apropriado que os altos executivos recebam bonificações. Porém, esta “não é a hora”.

“O povo americano entende que estamos em um buraco do qual temos que sair, mas não lhe agrada a ideia de que pessoas estão fazendo o buraco aumentar ainda mais enquanto pedem a ele que o tapem”, disse, visivelmente irritado.

“Todos nós vamos ter responsabilidades para conseguir fazer esta economia andar novamente”, declarou Obama, que na quarta-feira se reuniu com um grupo de empresários americanos, aos quais disse que o Governo se esforçaria para impulsionar a economia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado