Menu
Economia

‘Não existe perfil para endividados’, alerta especialista

De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%. É o maior patamar de endividamento familiar em 11 anos

Guilherme Gomes

27/03/2021 12h33

Atualizada 28/03/2021 10h20

Foto: Divulgação

A chegada da pandemia de Covid-19 pegou todos de surpresa, principalmente a área econômica. O desemprego aumentou e as pessoas criaram dívidas para pagar. De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%. É o maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. Todos precisaram reinventar a rotina e se reeducar financeiramente.

O professor de História, Tales Boff Sausen, 27 anos, contou que tudo corria bem antes do coronavírus. “A pandemia influenciou de maneira que fontes de renda em trabalhos presenciais tornaram-se a distância, no entanto com carga horária reduzida, diminuindo assim a minha fonte de renda total”, afirmou.

Atrelado a isso, Tales se encontra com déficit nas contas relacionadas ao cartão de crédito. “Sempre utilizei bastante o crédito do meu cartão, sempre me mantive com as despesas próximas de um limite, no entanto a baixa em minha renda acabou por me pegar desprevenido”, disse o jovem.

O educador e coach financeiro, Rafael Rico, disse que as dívidas são normais. O imediatismo e a sociedade de consumo que vivemos nos induz a um consumo exacerbado e, muitas vezes desnecessário.

“Ao fazer aquele famoso plano semestral ou anual de uma academia, estamos nos endividando. Quando acendemos a luz da nossa casa, estamos nos endividando. Quando temos um financiamento de carro ou imobiliário, possuímos uma dívida. É normal!’”, disse o educador

O educador financeiro alertou que pessoas endividadas não possuem um perfil. Todos nós podemos passar por crises financeiras um dia. “O único “pré-requisito” para você se endividar é ter uma renda. Já vi situações de pessoas que ganham muito bem e estão em uma situação financeira muito delicada”, disse Rafael Rico.

Além disso, o coach lembrou que por mais que seja normal, não é interessante se manter nesta situação. “Pessoas e famílias endividadas não possuem uma qualidade de vida adequada. Além de ser negativado no mercado, tendo o seu nome “sujo”, o endividado geralmente desenvolve crises de ansiedade e pânico”, alertou.

Outras fontes de renda

Com o desgaste causado pelo vírus, a internet mostrou sua importância em todos os ramos produtivos e econômicos. Ensino à distância, reuniões da firma, transmissões ao vivo e entrevistas de emprego estão sendo feitas de forma remota. Tales tenta usar a criatividade para conseguir outros meios de conseguir a renda necessária. “Trabalho com live streaming produzo eventos online, uma vez que estes podem ser integralmente online, foram a alternativa por mim encontrada para conseguir fazer um dinheiro extra durante a pandemia”, afirmou.

O professor de História, Tales Sausen. Foto: arquivo pessoal

Rafael Rico disse que nesses momentos o certo é aproveitar que a internet aproxima as pessoas e investir no mundo online. “Use sua criatividade, faça perfis bacanas nas redes sociais. Use a internet a seu favor. Seja a sua melhor propaganda”, indicou.

Gastos desnecessários

Tales admite que muitos de seus gastos foram relacionados ao lazer, ou itens supérfluos, como aquelas compras que nos arrependemos depois. A dica do educador Rafael é sempre se perguntar se realmente aquilo vale a pena.

Eu realmente preciso disto? Eu posso pagar? Dá pra esperar mais um pouco?

Investimentos

Se você quer começar a investir, ótimo. O ideal é separar os valores para os investimentos antes mesmo de pagar suas contas. Reserve parte de suas receitas (salário, doações e aluguéis recebidos, trabalhos extras) para investir nos seus sonhos de curto (1 ano), média (3 a 5 anos) e longo prazos (acima de 5 anos). “Quem disse que pra investir a gente tem que ter dinheiro? Invista em conhecimento. Invista em você. Acredite no seu potencial”, disse Rafael Rico.

“Os educadores financeiros possuem diferentes formas de ensinar a investir. Pode ser através de percentuais, valores e até mesmo atitudes”

Rafael Rico – Coach e educador financeiro – 61 992150229

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado