Menu
Economia

Na Ceasa, Feira do Peixe oferece pescados a preços acessíveis

Arquivo Geral

16/04/2011 10h40

Soraya Sobreira
soraya.sobreira@jornaldebrasilia.com.br

 

Quem deseja comprar um bom pescado para celebrar a Semana Santa conta com a Feira do Peixe, que acontece hoje, das 7h às 12h, na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),  em parceria com  o Ministério da Pesca e Aquicultura, é a responsável pela promoção do evento, que tem o objetivo de incentivar o consumo de peixes no DF durante a Quaresma.

 

A feira  será realizada no local onde está sendo construído o Mercado do Peixe, ao lado do Mercado Orgânico, na Ceasa. “Vamos oferecer uma variedade grande de peixe vivo e fresco”, adianta José Lacerda, subsecretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura. Segundo ele, se a feira agradar aos piscicultores e aos consumidores,  a ideia é mantê-la até que o mercado fique pronto.

 

Na feira, o preço do quilo do peixe deve  variar de R$ 5 a R$ 8. “Será oferecida uma tonelada, mas creio que acabará rápido”, avisa Lacerda. A população demonstra gostar do cardápio em qualquer época do ano. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, nos últimos sete anos o consumo médio de peixes pelo brasileiro aumentou quase 40%.

 

Informações mais recentes mostram que, em 2009, cada  brasileiro comeu em média nove quilos de pescado, contra seis quilos consumidos em 2003, fazendo o País se aproximar do consumo considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 quilos por habitante/ano.

 

Acima da média

Brasília está acima da média nacional e, segundo levantamento do Centro de Estudos e Assessoramento sobre a Comercialização de Produtos Pesqueiros para a América Latina e o Caribe (Infopesca), a capital federal consome cerca de 12,8kg por habitante, que correspondem a um total de 23 mil toneladas de peixes.

 

Júlio Menegotto, presidente da Ceasa, destaca a importância da feira. “Não queríamos que Brasília passasse a Semana Santa em branco, sem um grande evento voltado para os produtos típicos da data”, destaca. Os piscicultores  terão a chance de lançarem seus produtos. “O ideal é trazer o produtor para perto do consumidor e negociar diretamente, sem intervenção de outros”, informa Menegotto.  Atualmente, existem cerca de 400 produtores de peixe no DF, com  áreas produtivas em Planaltina, São Sebastião e Brazlândia. Já o volume de produções se concentra  em Planaltina, São Sebastião e Gama.

 


Leia mais na edição deste sábado (16) do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado