Menu
Economia

MPO lança Portal Ybi para modernizar pagamentos internacionais

A plataforma integra sistemas governamentais e oferece painel público para maior transparência em contribuições a organismos internacionais.

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 19h22

ministério do planejamento e orçamento

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) lançou nesta quarta-feira (4/2) o Portal Ybi, uma plataforma digital destinada a modernizar, integrar e ampliar a transparência dos pagamentos realizados pelo Brasil a organismos internacionais. A iniciativa consolida em um único ambiente informações e fluxos previamente distribuídos em diferentes sistemas governamentais, representando um avanço na gestão orçamentária e financeira da União.

Durante o evento de lançamento, o secretário Executivo substituto do MPO, Márcio Albuquerque, destacou o significado da conquista, idealizada desde o início do governo. Ele lembrou que, até o fim de 2022, o país acumulava inadimplência com organismos internacionais, totalizando dívidas históricas de cerca de R$ 5,5 bilhões. Em 2023, o MPO trabalhou para transformar esses compromissos em despesa obrigatória.

O Portal Ybi integra dados do SIOP, SIAFI, SEI e consulta a dados de câmbio do Banco Central, automatizando processos orçamentários, financeiros e administrativos relacionados às contribuições internacionais. A solução reduz retrabalho, fortalece a rastreabilidade e aprimora o controle e a governança dessas despesas.

Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Pagamentos a Organismos Internacionais, da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, o sistema contou com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio do Programa Startup GOV.BR e do Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos (LabQ).

A secretária de Serviços Compartilhados do MGI, Isabela Gebrim, enfatizou a importância da integração de sistemas na Administração Pública, destacando como o portal contribui para a modernização, aumento da produtividade e redução de custos. Já a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Viviane Vecchi, mencionou o mandato da ministra Simone Tebet para modernizar o processo, atuando em transparência, inovação e governança.

A coordenadora-geral Manuela Ramos apresentou o sistema, voltado para órgãos federais e cidadãos, promovendo transparência, eficiência, simplicidade, segurança e integração. Um diferencial é o painel público, que permite visualização clara das informações sobre pagamentos internacionais, ampliando a transparência ativa e o controle social.

O portal oferece ambientes específicos para a administração pública, auxiliando na tomada de decisão, análise gerencial e acompanhamento em tempo real por órgãos solicitantes.

Em 2023, a Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento gerenciou pagamentos de cerca de R$ 2,2 bilhões a instituições internacionais que coordenam ações globais e enfrentam desafios coletivos.

O nome Ybi, do tupi-guarani significando ‘terra’ ou ‘mundo’, reforça o compromisso brasileiro com o multilateralismo e as raízes nacionais.

O Programa Startup GOV.BR apoia projetos de transformação digital, com equipes especializadas acelerando soluções inovadoras. Atualmente, conta com 32 startups no portfólio, além de 21 concluídas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado