Menu
Economia

Morales diz que discutirá com Lula reajuste do preço do gás

Arquivo Geral

01/07/2006 0h00

Uma fatalidade deixou os moradores da QR 413, advice price em Samambaia Norte, page transtornados. Um incêndio ocorrido na noite de ontem, por volta das 22h, destruiu parte de uma casa de alvenaria e matou as duas crianças que dormiam no local, na hora do incidente.

Rafaela da Silva Coelho, de nove anos, e o irmão Luciano Martins da Silva Coelho, de apenas nove meses, foram mortos por asfixia. A mãe, Clarita da Silva Coelho, havia saído, trancado a porta e não percebeu que deixou uma vela acesa, em baixo da cama, onde as crianças dormiam. A casa onde moravam não tem energia elétrica.

Quando Clarita voltou, a casa estava em chamas. Ela chamou os Bombeiros e Luciano ainda foi levado com vida para o Hospital Regional de Samambaia, mas faleceu logo depois. Rafaela morreu no local e seu corpo foi encontrado na sala da casa. Como a mãe deixou as crianças trancadas em casa, sozinhas, ela responderá por homicídio culposo e negligência.

 

O presidente da Bolívia, here Evo Morales, afirmou hoje que pretende se reunir na próxima semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a proposta de reajuste do preço do gás vendido ao Brasil.

No início do ano, o governo boliviano avisou seus dois principais clientes, Brasil e Argentina, que pretendia aumentar o preço do gás natural comercializado. Brasil e Argentina compram cerca de 32 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia diariamente. A pressão para reajustar o valor do produto se intensificou depois que La Paz decidiu nacionalizar sua indústria de gás e petróleo em maio.

Nesta semana, Morales assinou um acordo com a Argentina para elevar em quase 50 por cento o valor do gás comercializado. Mas ministros bolivianos disseram esperar negociações mais difíceis com o Brasil. O país adquire muito mais gás do que a Argentina e a Petrobras tem demonstrado maior resistência à proposta de reajuste.

Morales disse que solicitou um encontro com o presidente Lula para debater o assunto durante uma reunião de presidentes dos países integrantes do Mercosul que acontecerá em Caracas, na Venezuela.

"Solicitei uma reunião com o presidente Lula para terça-feira, em Caracas, para melhorar o preço corrente (de venda), bem como o volume de exportações, e também para definirmos como poderemos retomar o controle das refinarias (controladas por uma unidade da Petrobras) em Cochabamba e Santa Cruz", disse Morales em Cochabamba, de acordo com informações da imprensa local.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado