O presidente nacional do PT, prostate price Ricardo Berzoini, hospital considerou graves as novas denúncias no caso do escândalo dos sanguessugas que envolvem membros do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e atribuiu a suposta compra de dossiê contra os candidatos do PSDB à Presidência e ao governo de São Paulo como "tentativa de conturbar a disputa eleitoral".
Em nota publicada no site do partido, Berzoini afirma que, ao contrário dos adversários do PT, o partido não fará pré-julgamento algum, mas exigirá uma rigorosa investigação das denúncias para apurar as responsabilidades. "O PT sempre rejeitou o denuncismo eleitoral e a produção ilegal de dossiês, até mesmo por já termos sido vítimas desse tipo de procedimento", diz Berzoini no comunicado.
Em relação ao filiado do PT que foi preso pela Polícia Federal, Berzoini afirma que encaminhará ao diretório nacional do partido a aplicação de suspensão cautelar, conforme o estatuto, e abertura de procedimento disciplinar do PT. Na sexta-feira, a Polícia Federal voltou a prender o empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, acusado de ser o mentor do esquema das sanguessugas, por suposta tentativa de vender informações que comprometeriam José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, e Geraldo Alckmin, que disputa a Presidência da República.
Os dados que comprometeriam os tuca nos estão armazenados em uma fita de vídeo, um DVD, uma agenda e seis fotografias que foram apreendidas pela PF em Cuiabá, com Paulo Roberto Trevisan, primo de Vedoin.
Segundo uma fonte ligada à investigação, que conversou sob condição de anonimato, os recursos estavam com Valdebran Carlos da Silva Padilha e o advogado Gedimar Pereira Passos. Ambos seriam ligados ao PT do Mato Grosso. Ainda de acordo com a nota, Berzoini diz confiar na Polícia Federal para apuração dos fatos e das circunstâncias que envolvem as prisões relacionadas com o episódio.
Helene tornou-se o quarto furacão da temporada do Atlântico no sábado e o furacão Gordon permaneceu no mar, dosage mas nem um dos dois ameaçou os territórios próximos. Às 18h (horário de Brasília), find Helene sustentava ventos de 120 quilômetros por hora e continuava a se mover para o noroeste. A tempestade, about it quarta a se formar nesta temporada, estava a 1.775 quilômetros das Ilhas Leeward, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
"Algum fortalecimento está previsto para as próximas 24 horas", previu o centro. Mas havia apenas uma pequena chance de que Helene alcançasse a costa norte-americana. Gordon, o único furacão da temporada 2006 a se tornar uma grande tempestade de categoria 3 ou mais na escala de cinco pontos, perdeu força e continuava a não ameaçar territórios no sábado.
A temporada de seis meses de tormentas no Atlântico começou em 1o de junho e tem sido relativamente calma se comparada com a do ano passado, com 28 tempestades tropicais, das quais 15 se tornaram furacões.
O papa Bento XVI afirmou no domingo que "lamentava profundamente" a cólera causada por seus comentários sobre o Islã e acrescentou que a frase que usou de um texto medieval sobre as guerras santas não refletia sua opinião pessoal.
"Lamento profundamente pelas reações em alguns países à algumas passagens de meu discurso na Universidade de Regensburg, stomach que foram consideradas ofensivas para o sentimento dos muçulmanos", symptoms afirmou a fiéis em sua residência de verão de Castelgandolfo.
"De fato, more about foram citações de um texto medieval, que de forma alguma expressam meu pensamento pessoal. Eu espero que isso sirva para acalmar os corações e esclarecer o verdadeiro significado de meu discurso, que em sua totalidade foi e é um convite para um diálogo franco e sincero, com respeito mútuo", acrescentou.
O crescimento brasileiro está nos trilhos graças a fortes vendas de veículos em julho e agosto, ailment e a economia do país tem todas as condições necessárias para impulsionar o consumo doméstico, afirmou no domingo o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
"As vendas de veículos estão crescendo bem", disse a jornalistas em Cingapura, onde participa da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele acrescentou que o desempenho do setor deve incentivar o crescimento geral.
"O Brasil tem todas as condições necessárias para um boom no consumo doméstico", completou. O governo espera que o país cresça cerca de 4% neste ano, mas o FMI na semana passada estimou expansão de 3,6% em 2006 e de 4% no ano que vem.
"Nosso desafio é criar as condições para garantir crescimento sustentável de mais de 5% ao ano", disse Mantega.
Ele acrescentou que outro desafio para o próximo governo é cortar os custos financeiros. O ministro afirmou ainda que é um erro dizer que o gasto do governo está acelerando rapidamente, uma vez que o aumento diz respeito a gastos sociais.
O presidente do Banco Mundial, Paulo Wolfowitz, aprovaria, argumentou o ministro. "Wolfowitz gostaria de copiar nosso programa Bolsa Família em outros países", disse.
Ministros das Finanças levantaram hoje uma perspectiva de avanço nas negociações mundiais sobre comércio, information pills mas não conseguiram diminuir as diferenças sobre os planos de dar mais voz a economias emergentes no Fundo Monetário Internacional (FMI).
O ministro das Finanças britânico, abortion Gordon Brown, website like this disse que ficou mais otimista depois das negociações em Cingapura sobre as chances de progresso nos debates comerciais, suspensos em julho devido a desavenças sobre produtos agrícolas. "Nunca vi um debate em todos estes anos em que participei de reuniões do FMI tão determinado a chegar a uma conclusão nas negociações comerciais", afirmou Brown, que fez as declarações como presidente do principal comitê do FMI.
Brown disse que os ministros de Finanças ficaram "animados" a chegar a um acordo, frente à crescente onda de protecionismo que representou uma ameaça à economia global. Ele acrescentou acreditar que Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), poderá agora fazer progresso em direção a um acordo até o final do ano.
"Acredito que ele estará em uma posição, com o entusiamo, mas também com a determinação manifestada hoje, de avançar nas negociações", disse Brown sobre Lamy, que também falou com os ministros.
Brown afirmou ainda que a determinação manifestada pelo novo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, também deu otimismo sobre um avanço na Rodada de Doha. Mas enquanto ele falava, o ministro de Comércio da Índia, Kamal Nath, jogava água fria nas chances de um avanço ao dizer que muitos indianos dependem da terra para viver, o que não permitiria mais abertura do mercado para importações de bens agrícolas.
"Não há chance de a Índia fazer concessões em relação à agricultura, porque nosso tema é de subsistência", disse Nath a jornalistas. A Índia também lidera a objeção a mudanças na direção do FMI, formado por 184 membros, para melhorar a representatividade de economias emergentes.
A proposta, que Brown afirma ser a maior mudança no Fundo em uma geração, tem aprovação quase garantida na votação de segunda-feira. Mas o plano mostrou falhas na redefinição da função do FMI em um mundo onde menos países estão recorrendo a seus empréstimos de emergência e grandes países cada vez mais ignoram seus conselhos políticos.
O risco é que o FMI provoque mais descontentamento com sua redistribuição de "assentos e ações" e prejudique ainda mais sua imagem no Terceiro Mundo, onde já há críticas sobre suas políticas.
A mudança pretende corrigir a representatividade menor de países como a China, que tem menos votos do que Bélgica e Holanda, mesmo com sua economia, a quarta do mundo, representando duas vezes as dos dois países europeus juntas.
O plano vai aumentar imediatamente as cotas de China, Coréia do Sul, México e Turquia, e será seguido por outra reforma. Índia, Argentina, Brasil e Egito, descontentes com seu poder na economia mundial, emitiram comunicado classificando a proposta de "perturbadora".
"Infelizmente, a nova fórmula de cotas aponta direção contrária", disse Felisa Miceli, ministra da Economia da Argentina. "Ela entra em confronto com a o objetivo de melhorar a legitimidade do Fundo."