Menu
Economia

Ministro Silveira lança Conexões MME em Ipatinga para impulsionar metalmecânica

Evento reúne 500 participantes, incluindo Petrobras, para conectar fornecedores locais às demandas de petróleo, gás e naval no Vale do Aço

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 17h30

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Conexões MME – Encontro Nacional de Grandes Compradores da Indústria do Petróleo, Gás e Naval no Vale do Aço, promovido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, teve início nesta quinta-feira (5) com grande adesão, consolidando-se como marco para a retomada da indústria naval e o fortalecimento da cadeia industrial brasileira.

Cerca de 500 pessoas participam do evento, entre representantes do setor metalmecânico, autoridades, deputados estaduais e federais, prefeitos, lideranças empresariais e grandes companhias nacionais. O encontro visa aproximar a capacidade produtiva do Vale do Aço às demandas de empresas dos setores de petróleo, gás natural e indústria naval, criando oportunidades de negócios, investimentos, empregos e inovação, além de estimular o conteúdo local.

Na abertura, o ministro Alexandre Silveira destacou o sucesso do primeiro dia e a escolha de Ipatinga como sede, evidenciando a força industrial da região. “O Conexões MME nasce exatamente para alavancar o setor metalmecânico do Vale do Aço, conectando as demandas do petróleo, do gás natural e da indústria naval à enorme capacidade produtiva de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e de toda a região, gerando encomendas, emprego e desenvolvimento”, afirmou.

Silveira enfatizou que as políticas de conteúdo local ampliam oportunidades para a indústria mineira, com a produção estrutural de navios e embarcações no Brasil significando mais aço de Minas e encomendas para siderúrgicas e metalúrgicas.

A diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, ressaltou a relevância estratégica do Vale do Aço para a companhia e o país. “O Vale do Aço é um berço de fornecedores de alto nível e estratégico para a Petrobras e para o desenvolvimento nacional. Investir em conteúdo local e produzir no Brasil é uma questão de segurança de suprimento e de estabilidade para o futuro. Estamos aqui com nossa equipe de Suprimentos para ampliar ainda mais uma parceria histórica com as empresas da região”, disse.

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, João Batista Alves, destacou o papel da entidade na articulação entre indústria e grandes cadeias produtivas. “O Conexões MME materializa o papel da FIEMG de conectar a indústria mineira às grandes cadeias nacionais. O Vale do Aço tem capacidade técnica, escala produtiva e mão de obra qualificada para ser protagonista na cadeia de petróleo, gás e naval, e este encontro transforma esse potencial em negócios, investimentos e geração de empregos”, afirmou.

O evento alinha-se às políticas do Governo Federal para a retomada da indústria naval e expansão do setor de petróleo e gás, incluindo o Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, o Programa Mar Aberto para construção de novas embarcações e a Política de Depreciação Acelerada, que reduz de 20 para dois anos o prazo para abatimento do custo de navios-tanque, condicionada ao conteúdo local.

Nesta quinta-feira, foram realizados painéis sobre demanda estruturante como instrumento de política industrial, fortalecimento das cadeias produtivas do aço nos setores de óleo e gás e indústria naval, além de perspectivas para fornecedores nacionais e planejamento setorial. A programação prossegue nesta sexta-feira (6), com rodadas de negócios, painéis temáticos, debates técnicos, apresentações de oportunidades e uma feira com estandes de empresas da região. As informações foram retiradas do Governo Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado