Economia

Ministro iraniano prevê que Opep fechará acordo, mas descarta congelamento

Por Agência Estado 30/11/2016 9h11

O ministro do petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, disse estar confiante de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) chegará a um acordo sobre sua produção na reunião de cúpula que fará hoje em Viena, mas ressaltou que um congelamento imediato da produção iraniana não está em discussão.

Zanganeh, que falou a repórteres quando se encaminhava para um café da manhã com outros ministros da pasta em Viena, acenou positivamente ao ser perguntado se algumas das propostas feitas pelo cartel são aceitável para Teerã.

“Tenho boas expectativas para a reunião”, disse Zanganeh, acrescentando, porém, que não há conversas sobre congelamento no curto prazo.

A Opep vai de reunir para discutir uma proposta preliminar de cortes na produção do grupo, mas o Irã vem tentando ser excluído de um eventual acordo à medida que tenta impulsionar sua produção aos níveis que exibia antes de sofrer sanções internacionais, que foram suspensas no começo do ano.

Delegados que participam do encontro de hoje disseram que a Opep ofereceu ao Irã um acordo que levaria Teerã a congelar ou reduzir sua produção apenas quando o país estiver produzindo cerca de 4 milhões de barris por dia. Fonte: Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Estadao Conteudo






Você pode gostar