O ministro da Economia e Planejamento cubano, visit José Luis Rodríguez, dosage fez ontem um balanço da economia do país em uma reunião da comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento, information pills de acordo com o diário oficial “Granma”.
No encontro, Rodríguez comentou as medidas tomadas em relação ao consumo social e a circulação mercantil no varejo para evitar os riscos de um desequilíbrio financeiro interno.
O ministro também afirmou que no primeiro semestre deste ano o setor agropecuário cresceu 7,5% em relação ao mesmo período de 2007, enquanto o industrial registrou uma evolução de 6,2%. Já o turismo registrou um crescimento entre 14% e 15%.
Desde que assumiu a Presidência, Raúl Castro suspendeu algumas restrições ao consumo e implantou um plano para revitalizar o setor agrícola, dando mais apoio a produtores individuais e cooperativas a fim de reduzir importações.
Em 2008, Cuba gastará cerca de US$ 1,9 bilhão com a importação de alimentos, que inclui 84% dos produtos da cesta básica.
Além disso, o Governo cubano previu um crescimento de 8% para 2008, após fechar o ano passado em 7,5%.