O Ministério da Fazenda anunciou uma proposta para automatizar completamente a declaração anual do Imposto de Renda, eliminando o preenchimento manual. Nessa nova modalidade, o contribuinte apenas revisaria e validaria as informações fornecidas pelo sistema.
A iniciativa foi apresentada pelo ministro Dario Durigan durante reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (31). Durigan solicitou à Receita Federal o desenvolvimento de um sistema que reúna dados financeiros dos contribuintes automaticamente, sem necessidade de inserção manual. “O que tenho pedido para a Receita é que a gente construa o sistema para logo, que a gente não precise mais declarar Imposto de Renda”, afirmou o ministro.
O modelo prevê a integração de informações de bases oficiais e privadas, incluindo dados bancários, registros empresariais e de planos de saúde. Essa abordagem representa uma evolução da declaração pré-preenchida, que já abrange cerca de 60% dos contribuintes e reúne rendimentos, bens, investimentos e deduções. A Receita orienta a conferência desses dados, fornecidos por terceiros, e o governo planeja expandir gradualmente o sistema até eliminar o envio manual.
De acordo com Durigan, a mudança visa simplificar o sistema tributário e reduzir a burocracia. “Como a gente tem um país informatizado, essas informações vão sendo colocadas no sistema, e a pessoa precisa validar simplesmente”, explicou. O ministro enfatizou a necessidade de avançar para um ambiente com menos entraves burocráticos, fomentando uma economia de inovação.
Na mesma reunião, foram discutidos outros assuntos, como o combate ao crime organizado em parceria com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de medidas para conter a alta dos combustíveis. O encontro também alinhou mudanças na equipe de governo, considerando o prazo de desincompatibilização para ministros que pretendem disputar as eleições de outubro.