Menu
Economia

Lucro no Brasil não é excepcional, diz Ghosn

Arquivo Geral

01/10/2011 12h56

O presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, garantiu há pouco que a lucratividade dessas montadoras no Brasil não apresenta nenhum porcentual “excepcional” ante a média obtida pelo grupo nos demais países em que atua. Segundo ele, as margens da Nissan, inclusive, estão abaixo da média, enquanto as da Renault, um pouco acima, mas “nada significativo”. “O Brasil é um País atrativo para investimentos, mas não acho que nenhuma montadora está obtendo uma lucratividade muito alta ante Rússia, China e Índia”, disse, citando os demais países dos Brics como referência.

Segundo Ghosn, há fundamentalmente dois motivos por trás do fato de o consumidor brasileiro pagar mais caro por um automóvel do que similares em outros países. O primeiro, de acordo com o presidente das montadoras, é porque a carga de imposto incidente sobre os veículos é maior do que em outros países, como o Japão e a Europa.

O outro é porque há uma concentração muito elevada do mercado fornecedor, na avaliação de Ghosn. “Os fornecedores ainda não estão no nível de reduzir custos como nós queremos. Não vou atirar só sobre uma coisa em particular, mas os preços de algumas commodities no Brasil ainda são acima dos de outros países. Precisamos de mais concorrência entre os fornecedores”, considerou. (Célia Froufe e Eduardo Rodrigues)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado