F0OLHAPRESS
O Banco Central informou, nesta sexta-feira (30), que o liquidante do Banco Master será substituído temporariamente por causa de um tratamento de saúde.
Eduardo Félix Bianchini, servidor aposentado do BC e dono da EFB Regimes Especiais de Empresas, será substituído por Sebastião Marcio Monteiro, que ocupará o cargo de liquidante de 31 de janeiro a 15 de fevereiro.
Monteiro também é servidor aposentado do BC e é responsável técnico de empresa que leva seu nome.
Monteiro também ocupará temporariamente o cargo de liquidante das outras empresas do conglomerado do Banco Master. São elas: o Banco Master de Investimento S.A., o Banco Letsbank S.A.
(atual Banco Bluebank S.A.), a Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários e a Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.
Segundo a legislação, o liquidante tem como função verificar e classificar os créditos da instituição financeira. Ele pode ainda nomear e demitir funcionários, outorgar e cassar mandatos, propor ações e representar o banco na Justiça ou fora dela.
A responsabilidade do liquidante é apresentar em até 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, um relatório à autoridade monetária sobre o caso do Master.
Esse documento deverá trazer detalhes sobre a situação econômico-financeira da instituição, a indicação de possíveis atos e omissões danosos que tenham sido verificados e uma proposta das providências que devem ser tomadas.
Bianchini, que deve retomar a função em fevereiro, é experiente na área e já liderou a liquidação de outras nove instituições financeiras. Entre outros casos, foi liquidante do Banco Cruzeiro do Sul, que teve a liquidação extrajudicial encerrada em 2015 após problemas na contabilidade e descumprimento a normas do sistema financeiro.