Menu
Economia

Kia Sportage 2017 chega para brigar em outro patamar

Arquivo Geral

29/06/2016 12h43

DIVULGAÇÃO/Kia Motors

Roberto Wagner

Itu, no interior de São Paulo, foi a cidade escolhida pela Kia para apresentar a quarta geração do Sportage. Assim como a fama do local de apresentação, o novo SUV compacto chega com status de grandeza. Além da já reconhecida modernidade no que se refere a design – o consagrado designer Peter Schreyer mais uma vez surpreende nesse quesito –, o novo modelo investe em acabamento e uma gama sofisticada de itens (na versão topo de linha) para abraçar um nível de concorrência mais alto do que na versão anterior.

As duas versões do Sportage 2017 chegam ao mercado brasileiro com preços de R$ 109.990 (LX) e R$ 134.990 (EX). A KIA projeta que a versão topo de linha represente 70% das vendas desta nova geração, até porque o modelo de entrada carece de alguns dos grandes trunfos do novo carro.

A meta ousada da KIA é colocar seu novo Sportage na linha de frente em relação aos consagrados SUVs. Já na apresentação, em Itu, a montadora sul-coreana exibiu em telões os quais considera concorrentes: Audi Q3 Attraction (R$ 136.990), Hyundai iX35 (R$ 137.990), Mercedes GLA 200 Style (R$ 139.990), Honda CRV EXL (R$ 145.800), Toyota RAV4 CVT (R$ 147.850) e BMW X1 SDR sDrive20i (R$ 166.990).

Como se pode notar, o preço da versão topo do Sportage se encaixa numa disputa de gente grande. Para atrair o consumidor neste novo posicionamento, a KIA aposta em seus itens opcionais da versão EX: controle de assistência em aclives, faróis de neblina em LED (são quatro canhões de luz), detector de ponto cego, assistente de tráfego, seletor de modo de condução, entre outros.

Na pista

O Jornal de Brasília andou por cerca de 30 minutos na estrada do interior de São Paulo com o Sportage. A posição do condutor é bastante confortável, até pelo fácil sistema de ajuste de altura e profundidade do volante, assim como o ajuste elétrico de altura e distância do banco do motorista – na versão EX, o do passageiro da frente também é elétrico, exclusividade do Sportage na categoria. Além do conforto ao condutor, o SUV oferece um espaço generoso aos passageiros.

 DIVULGAÇÃO/Kia Motors

DIVULGAÇÃO/Kia Motors

O motor 2.0 não chega a empolgar, mas é suficiente para suprir as necessidades do carro tanto na cidade como na estrada. Nas duas versões, o Sportage vem com três modos de condução: Eco, Normal e Esportiva.

O isolamento acústico do carro é eficiente e mesmo em trechos de aclive, quando o motor trabalha com o giro mais alto, o barulho é aceitável.

Por dentro

 DIVULGAÇÃO/Kia Motors

DIVULGAÇÃO/Kia Motors

Chama muito atenção o novo conjunto interno. O painel deixou de ter acabamento em plástico e ganhou espuma injetada, além de uma costura, o que aparenta uma robustez maior. O teto panorâmico é outro golaço da Kia. Além do sistema fácil de acionamento, o visual de dentro para fora é de encher os olhos. O painel ganhou atenção especial. As informações estão mais inclinadas ao motorista e com luzes que facilitam a visualização.

O descanso de braço foi alongado para dar mais conforto aos baixinhos.

Divulgação/KIA

Divulgação/KIA

Por fora

O design segue ousado e atraente. O SUV ganhou um novo conjunto ótico, incorporando as luzes em LED. Quanto aos faróis de neblina dinâmicos, dois modelos distintos para as versões LX e EX. Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda versão ganhou quatro lâmpadas em LED.

O Sportage traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha rodas de 19 polegadas.

Itens LX

O Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; piloto automático; chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm; porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.

Itens EX

O modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores; piloto automático com controles no volante; paddle shift; revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm².

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado