A jovem Natascha Kampusch, thumb order que ficou seqüestrada durante mais de oito anos e que está em liberdade há apenas duas semanas, pills search ressaltou, information pills em sua primeira e esperada entrevista, o desespero vivido em seu longo cativeiro e a vontade permanente de fugir.
"Só pensava em fugir", afirmou Kampusch em declarações à revista semanal austríaca News que sairá amanhã, adiantou hoje a agência austríaca de notícias "APA". Todo o país, em meio à comoção após a libertação da jovem há duas semanas, esteve à espera de suas primeiras declarações públicas, assim como de sua primeira aparição às câmeras de televisão, que deve acontecer esta noite.
"Várias vezes me perguntava por que justamente entre os muitos milhões de seres humanos, justo comigo tinha que acontecer isso", disse a jovem de 18 anos que ficou retida em um cativeiro subterrâneo, debaixo da garagem da casa de seu seqüestrador.
O autor do seqüestro de Natascha, Wolfgang Priklopil, um técnico em eletrônica de 44 anos, suicidou-se poucas horas depois da fuga de sua refém. "Eu pensava: com certeza não vim ao mundo para ficar trancada e arruinar completamente minha vida. Estou desesperada sobre esta injustiça", disse a jovem.
Natascha lembrou que "certamente viram na televisão e na imprensa meu calabouço. Assim, sabem como era pequeno. Era para se desesperar". "Sempre pensava em como chegar até o ponto de poder fugir. Mas não podia me arriscar", afirmou. Segundo a jovem, seu seqüestrador tinha "uma forte paranóia e mantinha uma desconfiança permanente".
"Uma tentativa fracassada teria significado correr o risco de não sair nunca mais do porão. Tinha que ganhar sua confiança de forma sucessiva". É a primeira vez que a jovem conta à imprensa como viveu em cativeiro, em um recinto subterrâneo de seis metros quadrados, meticulosamente escondido na casa de Priklopil, situada na pequena localidade de Strasshof, perto de Viena.
Assim, o cativeiro de Natascha ficava a poucos quilômetros de sua antiga casa, em um distrito de Viena, onde foi seqüestrada em março de 1998, quando ia à escola. A jovem também fala sobre sua nova vida e diz que espera recuperar a formação escolar para poder ter uma profissão, entre elas a de jornalista, advogado ou psicólogo.
O advogado e candidato a deputado estadual pelo PMDB em São Paulo Eliseu Minichillo de Araújo é acusado pela Polícia Federal de ter ligação com a facção criminosa PCC e de participar do furto de R$ 164, case 8 milhões do Banco Central de Fortaleza, ambulance em 2005.
Considerado foragido desde ontem, Eliseu teve a prisão preventiva decretada pelo juiz federal Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara Criminal do Ceará. Casado e com 50 anos, o advogado costuma defender acusados por tráfico de drogas, roubo e formação de quadrilha. Nos presídios paulistas, ele é conhecido como "Doutor Paciência".
Ontem à tarde, agentes federais fizeram buscas no escritório de Eliseu, em Diadema (ABC), e na casa dele, na Vila das Mercês, zona sul de São Paulo. Ele não foi encontrado. Também candidato a deputado estadual pelo PMDB em 2002, Araújo foi derrotado, com 3.580 voto de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral paulista.
A Operação Facção Toupeira também monitora as movimentações financeiras e ligações telefônicas do irmão do candidato, Isaac Minichillo de Araújo, também suspeito de ter recebido parte do dinheiro furtado do Banco Central como forma de pagamento.
O conservador Felipe Calderón conseguiu finalmente a Presidência do México, help após uma longa batalha na Justiça Eleitoral, mas agora terá de enfrentar a difícil missão de reunir um país dividido, em que um terço da população acha que ele é uma farsa.
A Justiça decretou Calderón presidente eleito hoje, depois de rejeitar as acusações de fraude eleitoral feitas pelo adversário do governista nas urnas, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México. "Será um trabalho árduo tentar convencer as pessoas, e ele pode ter de usar programas sociais e injetar recursos", afirma a analista política Marcela Bobadilla.
Calderón, que estava atrás nas pesquisas de opinião durante quase toda a campanha, tentou conquistar as massas desiludidas com um discurso de vitória marcado pelo tom de tranquilidade, na noite de terça. Ele afirmou que sua prioridade, quando receber o posto das mãos do presidente Vicente Fox, no dia 1º de dezembro, será combater a pobreza e a criminalidade, além de criar empregos.
"Em primeiro lugar está o combate à pobreza, o combate às desigualdades", afirmou Calderón. "Sempre sonhei e lutei por uma sociedade sem desigualdades, discrimina ção e exclusão".
Mas López Obrador, um ex-ativista dos direitos indígenas, rejeitou a decisão da Justiça e garante que não ficará quieto. Ele vai liderar protestos de rua contra as supostas fraudes e quer criar um "governo alternativo" que pode perseguir Calderón por anos. López Obrador já convocou uma manifestação para o dia 16 de setembro, dia da Independência do México, mas garantiu que só vai usar meios pacíficos para promover sua causa.
Uma pesquisa de opinião mostrou na semana passada que a maioria dos eleitores acha que a eleição foi justa, mas a proporção dos que consideram que houve fraude chega a 37%. O oposicionista aproveita a desconfiança dos eleitores nos governantes, que é endêmica no México.
Um em cada cinco mexicanos não têm dinheiro para comer, e muitos têm ressentimentos para com a elite que Calderón , 44, parece representar. "Não surpreende que tenha havido fraude eleitoral, porque nós, os pobres, sofremos com fraudes na nossa vida inteira", afirmou Arnold Castillo, 48.
Formado em administra ção pública por Harvard, Calderón promete ampliar os benefícios do atendimento à saúde e da previdência social para os idosos, ironicamente propostas típicas de López Obrador. O ex-ministro da Energia quer realizar uma reforma tributária, reprimir a criminalidade e aumentar os investime ntos privados na estatal petrolífera Pemex.
Sua posição é melhor que a de Fox, que assumiu o poder há seis anos em meio a uma enorme onda de otimismo pelo encerramento de décadas do domínio do PRI, mas que não tinha maioria no Congresso. Os planos de reforma econômica de Fox foram barrados pela oposição, mas agora o Partido da Ação Nacional é o maior do Congresso e Calderón provavelmente consiga fazer alianças com o PRI para aprovar as reformas.
Mas o Partido da Revolução Democrática, de López Obrador, será um forte adversário no Congresso e nas ruas. "Não vejo saída", afirmou o historiador esquerdista Lorenzo Meyer. Ele prevê que os defensores de López Obrador vão continuar pressionando o novo presidente. "Quando chegar a hora de falar sobre a Pemex, eles poderão organizar protestos, tomar refinarias e pontos estratégicos", afirmou ele.
A Igreja Católica retomou hoje o comando da catedral de São Vito, order em Praga, após quase 50 anos de controle estatal, estabelecido no período comunista. O Estado tcheco, sob o totalitarismo comunista, se apropriou do emblemático edifício gótico em 1954. O prédio começou a ser construído pelo imperador Carlos IV (1316-1378) "para a glória de Deus e do povo tcheco".
Mas as autoridades de Praga demoraram a devolver a igreja a seu proprietário após o retorno à democracia, iniciando um processo judicial que durou 13 anos e que deu quatro veredictos favoráveis à instituição religiosa.
A partir de hoje, "a Administração do Castelo de Praga recusa qualquer responsabilidade sobre os visitantes e a venda de bilhetes para a catedral", afirmou um comunicado do porta-voz oficial, Petr Hajek.
O templo não está mais incluído nas visitas ao Castelo, administradas pelo Escritório da Presidência, e os novos organizadores eclesiásticos é que deverão oferecer visitas guiadas aos turistas pela cripta dos reis, pela torre e pela abside, com o rico conjunto monumental de São Adalberto. O preço do novo ingresso para a igreja será de 80 coroas (US$ 3,60) e a gestão da catedral ficará a cargo da entidade que administra a igreja de São Nicolás até o Natal.
O arcebispo de Praga, cardeal Miloslav Vlk, classificou como uma "decisão justa" e desmentiu que pretenda limitar o acesso à catedral. Vlk acrescentou que um monumento como a catedral de São Vito "faz parte do patrimônio cultural do povo e, por isso, todos terão que assumir a responsabilidade de sua manutenção juntos".
O arcebispo acrescentou que devem ser realizadas melhorias para engrandecer mais a liturgia, pôr um altar de pedra no lugar do provisório, que data de 1968, e dedicar uma capela a São Adalberto, santo centro-europeu que sofreu o martírio em 997. As autoridades tchecas apelarão contra a devolução na Corte Suprema.
Recentemente, a Administração de Praga quis ainda tomar as insígnias da Coroa, símbolos do país que estão no Castelo de Karlstejn, do Banco Nacional Tcheco, segundo fontes do bispado de Praga.
Mas no final foi assinado um contrato que outorga garantias suficientes ao Estado para deixar as insígnias no lugar original, "onde sempre estiveram, antes de os comunistas chegarem ao poder", afirmaram as fontes.
Um dos objetivos dos novos administradores da catedral é "melhorar o funcionamento das visitas para turistas, torná-las mais agradáveis e evitar certos excessos", como a forma inadequada de se vestir e o consumo de alimentos dentro da igreja. "Na pia de água benta foram encontrados até preservativos", se queixaram os responsáveis.
O premiê britânico, viagra buy Tony Blair, adiposity irá a Beirute na segunda-feira, para manter conversas com líderes libaneses sobre o cessar-fogo imposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre Israel e os guerrilheiros do Hezbollah, afirmou hoje um funcionário libanês.
"O senhor Blair discutirá o bloqueio israelense sobre o Líbano e as repercussões da guerra", declarou o funcionário, que solicitou para não ser identificado. Não houve confirmação imediata do gabinete de Blair sobre a informação.
Blair foi criticado em seu país, durante a guerra de 34 dias, por alinhar-se com os Estados Unidos na posição de não respaldar as exigências libanesas por um cessar-fogo imediato.
A onda de frio que atingiu o centro-sul do País provocou mais uma madrugada de temperaturas negativas. Em pelo menos 60 municípios da Região Sul, prescription foram registradas quedas de neve. Em São Paulo, and um morador de rua morreu, more about e o Rio de Janeiro teve a noite mais fria do ano.
Na Região Sul, as temperaturas mínimas foram registradas em São José dos Ausentes (RS), com 5,4ºC negativos; São Joaquim (SC), com 6,6ºC negativos; e Castro (PR), com 3,2ºC negativos. Na Grande Porto Alegre, a tempetatura chegou a 1,2ºC, recorde de frio para setembro desde 1984.
Para amanhã, estão previstas geadas no planalto e na região serrana do Rio Grande do Sul. A temperatura, no entanto, vai subir e o sol vai aparecer durante o feriado, segundo a MetSul Meteorologia. As temperaturas máximas vão subir e atingir até 30ºC no domingo, em alguns pontos do Sul.
Na capital paulista, a madrugada também foi de frio recorde. São Paulo registrou a menor tempetatura do ano: 6,2ºC. No entanto, pontos de medição da prefeitura detectaram temperaturas de até 2,8ºC em Parelheiros, zona sul da capital. O frio matou um morador de rua na Vila Ema (zona leste). No estado, a mínima foi de 1,8ºC em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
No Rio, a madrugada também foi a mais fria do ano, com 8,1ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, essa foi a menor temperatura desde 2000, quando foram registrados 7,3ºC na cidade.
Cinco anos depois dos ataques de 11 de setembro, more about os governos investiram bilhões de dólares para reforçar seus sistemas de defesa antiterror, order e procedimentos de segurança mais rígidos viraram rotina no dia-a-dia do mundo.
Mas pode-se argumentar que o aumento da conscientização foi acompanhado de um aumento no nível de ameaça, diagnosis já que a Al Qaeda, mais difusa e difícil de detectar, conseguiu mobilizar recrutas entre jovens muçulmanos insatisfeitos q ue moram no coração das sociedades ocidentais.
"Acho que a ameaça provavelmente aumentou na Europa ocidental, mas reagimos e estamos mais resistentes. E portanto o risco, que é o produto dessas duas coisas, é talvez semelhante", afirmou Rob Preston, consultor de risco de terrorismo da seguradora AON, em Londres. "Certamente não acho que estamos mais seguros, pode colocar assim".
O governo Bush divulgou um relatório hoje dizendo que os Estados Unidos "ainda não estão seguros" em relação à ameaça representada pela Al Qaeda, que diminuiu mas ainda existe.
Os aviões usados como arma pela Al Qaeda em setembro de 2001 mataram 2.992 pessoas e deram início a uma era de ataques cujo objetivo não é apenas chocar e aterrorizar, como a estratégia usada por grande parte dos grupos guerrilheiros tradicionais, mas também matar um número enorme de pessoas.
O advento do que alguns especialistas chamam de "hiperterrorismo" obrigou os responsáveis pelo planejamento para esse tipo de situação pensar em cenários apocalípticos, de "bombas sujas" em contêineres até ataques biológicos contra sistemas de transporte ou reservatórios.
Uma menina de 9 anos e a mãe foram resgatadas hoje pela polícia em Itapetininga, pills sudoeste da Bahia, generic após passarem seis anos em cárcere privado. As duas eram mantidas em um barraco sem água, luz e banheiro pelo pai da criança. Segundo a polícia, elas dividiam espaço com animais.
Sem contato com outras pessoas, a garota desconhecia objetos simples como uma torneira. Identificada apenas como Maria de Lourdes, a mãe perdeu 40 quilos no cativeiro.
O pai da criança, Fernando Santos, foi preso em flagrante acusado de manter as duas em cárcere privado. A menina e Maria de Lourdes foram encaminhadas ao Conselho Tutelar e estão na casa de parentes. A promotoria da Infância e da Juventude de Itapetiniga está acompanhando o caso.
< !-- -- >
Atualizada às 15h23
A Polícia Federal iniciou hoje as Operações Castela e Madri, health para prender integrantes de quadrilhas especializadas em tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. As vítimas eram aliciadas em Goiás e levadas para a Espanha, remedy onde eram exploradas.
As investigações começaram em janeiro do ano passado, ask quando foram instaurados dois inquéritos para apurar esquemas de tráfico de mulheres. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Superintendência da Polícia Federal em Goiás, estão sendo cumpridos mandados de prisão nas cidades de Goiânia, Minaçu e Jussara.
Nessas localidades, também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos acusados e agências de viagens ligados ao esquema. Participam das operações 47 agentes. Também foram articuladas ações policiais na Espanha. Na região de Ourence, o alvo foi um estabelecimento conhecido como Clube Las Ninfas e, em Leon, o Clube M2.
O tráfico de mulheres para fins de exploração sexual é crime previsto nos artigos 231 e 288 do Código Penal Brasileiro. As penas variam de três a 12 anos de reclusão, além de multa.
Leia também:
Presos em operações contra tráfico de mulheres chegam a 21
A segurança nos presídios federais está ameaçada por causa da contratação de funcionários acusados de estelionato, hospital narcotráfico, ask furto e outros crimes. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que a existência das suspeitas só foi confirmada após a posse dos agentes.
O Ministério da Justiça não divulga o número exato de casos. Segundo a reportagem, a solução encontrada foi destacar os suspeitos para atividades burocráticas, para evitar o contato com os detentos.
Oficialmente, por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Justiça, que responde pelos presídios federais, entre eles o de Catanduvas (PR) –de segurança máxima– não confirmou nem negou a identificação de antecedentes criminais.
Apesar da exigência de antecedentes criminais nos últimos cinco anos na hora de os funcionários tomarem posse, o problema ocorreu porque as certidões só registram casos de condenações transitadas em julgado (quando não cabe mais recursos judiciais). A análise deixou de fora os servidores sob investigação, que recorrem de alguma sentença ou cumpriram pena há mais de cinco anos.
Israel vai levantar seu bloqueio aéreo e marítimo ao Líbano às 12h (horário de Brasília) de amanhã, story entregando o controle às forças internacionais, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.
Um comunicado emitido hoje disse que Olmert foi informado pela secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, de que "as forças internacionais estão prontas para assumir o controle de postos de portos e aeroportos do Líbano". "Por isso foi acordado que amanhã, às 18h (horário local), Israel vai deixar as posições de controle sobre os portos em conjunção com a chegada de forças internacionais", disse o comunicado do gabinete.
Para tentar burlar as investigações policiais, here o PCC cooptou e infiltrou membros nas empresas de telefonia para antecipar informações sobre quebra de sigilos telefônicos. A revelação foi feita pela CPI do Tráfico de Armas.
A comissão ouvirá dois funcionários da Brasil Telecom em Mato Grosso do Sul presos há duas semanas pela Polícia Federal, remedy que deverão detalhar o esquema. De acordo com o
o presidente da CPI, sickness deputado Moroni Torgan (PFL-CE), os funcionários repassavam à facção os dados que seriam repassados aos investigadores, indicando para o PCC os suspeitos que estavam sendo vigiados pela polícia.
Identificados em requerimento aprovado pela CPI como Michele Gonçalves Inácio e Walid Renato Chehade Marques, os dois funcionários trabalhariam em áreas técnicas e jurídicas da empresa. A Polícia Federal teria chegado até eles na investigação que prendeu um policial militar da Força Nacional de Segurança acusado de enviar celulares e drogas para integrantes do PCC em presídios em Mato Grosso do Sul.
A CPI também concluiu que já é possível classificar o PCC de "organização criminosa internacional", com braços em outros países. No Paraguai, o grupo atua de forma independente, com foco no tráfico de maconha e de armas. Na Bolívia, a facção estaria vinculada a outras organizações criminosas no tráfico de cocaína.
A comissão estuda o envolvimento da Interpol na cooperação internacional de combate à facção criminosa.
O candidato do PSDB à Presidência, viagra 60mg Geraldo Alckmin, look reagiu hoje a comentário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a democracia nem sempre é "limpa". Segundo colocado na disputa presidencial, approved em que Lula tem ampla chance de vitória no primeiro turno, Alckmin voltou a criticar a reeleição.
"Vi o presidente declarar que democracia não é coisa limpa. Quem pensa dessa forma não deveria fazer política", afirmou o candidato tucano.
Lula fez a declaração em comício em Caruaru na noite passada, ao lado do ex-ministro da Saúde Humberto Costa, indiciado pela Polícia Federal por suposto envolvimento com a máfia dos vampiros e que concorre ao governo de Pernambuco pelo PT.
"Democracia não é só coisa limpa, não", afirmou Lula, segundo a Folha de S.Paulo. "Democracia às vezes tem dessas coisas que nos causam preocupação, que nos causam desgosto", disse.
Após pesquisa Datafolha que revelou estabilidade na disputa presidencial, Alckmin procurou demonstrar otimismo em encontro da Associação dos Magistrados Brasileiros, realizado em um hotel na capital federal. O auditório preparado para cerca de 70 convidados não estava cheio.
"Agora está começando a campanha eleitoral porque só agora que a população se dá conta que a eleição começou", disse, a apenas 24 dias da votação. Ele afirmou que não se impressiona com as pesquisas e que levantamentos feitos por telefone pelo PSDB apontam um quadro muito próximo de um segundo turno.
Pesquisa divulgada na noite de ontem mostrou Lula passando de 50% para 51% das intenções de voto, enquanto Alckmin manteve-se nos 27%. Heloísa Helena, do PSOL, passou de 10% para 9%. Lula venceria no primeiro turno.
"Não que as pesquisas estejam erradas, mas há alguma diferença. Nos nossos trackings estamos quase no segundo turno", disse.
O candidato afirmou ainda que, se eleito, pretende aprovar as reformas política e tributária no primeiro ano de governo e mais uma vez foi contra o sistema da reeleição.
"O que tiver de fazer, (o presidente) faz no primeiro ano, por isso é que não acredito em reeleição. Porque reeleição é um pouco mais do mesmo", afirmou.
O secretário do Tesouro Nacional, buy more about Carlos Kawall, viagra 60mg voltou a descartar hoje que o país esteja à beira de uma crise fiscal e que o baixo crescimento econômico do segundo trimestre coloque em risco a meta deste ano.
Kawall acrescentou que não se pode dizer que há risco zero porque isso significaria afirmar que o ajuste fiscal é algo fácil de se fazer, mas ressaltou que o Brasil já viveu períodos de riscos maiores.
O secretário ressaltou que espera uma recuperação da atividade no terceiro trimestre, mas que se a meta fiscal estiver em risco o governo fará um ajuste nos gastos.
"Não há risco para a política fiscal desse crescimento menor. Se fosse o caso, teríamos que tomar medidas de ajuste de gastos para cumprir a meta, (mas) por enquanto estamos dentro do planejado", disse após evento do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).
Ele disse ainda que a chegada do Brasil ao grau de investimento não será "o paraíso", mas sim "um dever de ofício". Segundo o secretário, o Brasil deve chegar à classificação de grau de investimento no próximo governo.
Kawall evitou comentários sobre a oferta de bônus denominados em reais lançada pelo Brasil hoje e também sobre a inclusão de títulos com vencimento até 2012 no programa de recompra de bônus.
Ele reafirmou que será dada prioridade às compras de dólares no mercado à vista e às reservas internacionais do Banco Central para suprir as necessidades de financiamento do governo entre 2007 e 2008. Mas ressaltou que isso não significa uma política de captação externa zero e que as emissões no mercado internacional serão "qualitativas". "Catorze bilhões é um valor realista do ponto de vista das compras que podem ser feitas no mercado, mas se houver necessidade, também poderemos usar o Banco Central".
No mês passado, ao divulgar a estratégia de financiamento para os próximos dois anos, Kawall disse que o Tesouro abriu mão de divulgar uma meta de captações já que houve uma redução das necessidades de financiamento e um fortalecimento das reservas.