Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
Se você é um dos 800 mil brasilienses proprietários de imóveis – ou aluga uma casa, sala, apartamento, loja ou garagem e tem entre suas obrigações pagar os tributos cobrados do bem – preste atenção. Já estão prontos e começam a ser entregues no mês que vem os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2012. O reajuste será de 7,39%, de acordo com o INPC, calculado entre setembro de 2010 e agosto de 2011.
Porém, o aumento pode ser maior caso houver alteração da natureza do imóvel de residencial para comercial ou aumento da área construída. O imposto poderá ser quitado à vista, com desconto de 5%, ou em seis vezes – começando no dia 7 de maio e terminando em 19 de outubro. A legislação, entretanto, condiciona o desconto à inexistência de débitos vencidos, relativos ao imóvel beneficiado, até 31 de dezembro de 2011.
NOTA LEGAL
Vale ressaltar que para os contribuintes do Programa Nota Legal que optaram por utilizar os créditos no IPTU, o valor vai ficar menor. Este ano, o total de indicações chegou a R$ 18,4 milhões, reduzindo o imposto de 53 mil imóveis. Em relação a 2011, o crescimento foi de 220% no valor destinado ao pagamento do tributo, que saiu de R$ 5,7 milhões. O número de imóveis registrou variação positiva de 163% – de 20,2 mil para 53,3 mil.
No ano passado, muitos contribuintes arcaram com reajustes do IPTU e IPVA sem um teto limitador. Isso provocou, no IPTU, aumentos que superassem 50% em elação a 2010.
A servidora pública Josélia Lima, 43 anos, aguarda o carnê com ansiedade. “Todos os anos se fala que o reajuste vai ser menor, mas quando a conta chega, ela vem bem mais salgada”, conta ela, que mora em uma casa de três quartos em Taguatinga.
“Como não fiz reforma e não houve obras por aqui que valorizassem a região, pela lógica só tem que vir o reajuste de 7,39%, mas vou esperar para ver”, disse a servidora que vai abater R$ 256 dos créditos do Nota Legal.