Menu
Economia

INSS anuncia devolução de R$ 2,9 bilhões a 4,2 milhões de aposentados

Presidente do instituto revela em depoimento à CPMI os resultados da operação contra descontos ilegais.

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 18h14

inss

Foto: Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, foi o primeiro depoente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS em 2026. Durante o depoimento, ele informou que mais de seis milhões de aposentados solicitaram ressarcimento após a operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) para combater um esquema de descontos associativos ilegais em aposentadorias e pensões em todo o país.

Segundo Waller, 4,2 milhões de beneficiários já receberam cerca de R$ 2,9 bilhões em devoluções. O prazo para solicitar o ressarcimento vai até 14 de março de 2026.

O presidente do INSS também mencionou a existência de 63 milhões de contratos de empréstimos consignados firmados por aposentados no país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado