O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, foi o primeiro depoente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS em 2026. Durante o depoimento, ele informou que mais de seis milhões de aposentados solicitaram ressarcimento após a operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) para combater um esquema de descontos associativos ilegais em aposentadorias e pensões em todo o país.
Segundo Waller, 4,2 milhões de beneficiários já receberam cerca de R$ 2,9 bilhões em devoluções. O prazo para solicitar o ressarcimento vai até 14 de março de 2026.
O presidente do INSS também mencionou a existência de 63 milhões de contratos de empréstimos consignados firmados por aposentados no país.