A cadeia de televisão árabe Al-Jazeera exibiu hoje um vídeo que mostra o líder da rede terrorista Al-Qaeda, sickness seek Osama bin Laden, more about reunido com alguns dos terroristas do 11 de setembro.
A Al-Jazeera não diz como obteve o vídeo, no qual Bin Laden aparece sentado com o antigo lugar-tenente Mohamed Atef e Ramzi Binalshibh, outro suspeito de planear os seqüestros dos aviões pelos suicidas de 11 de setembro de 2001.
Atef, também conhecido como Abu Hafs al-Masri, foi morto num ataque aéreo norte-americano no Afeganistão em 2001. Binalshibh foi capturado há quatro anos e está atualmente sob custódia norte-americana. Hoje, o presidente norte-americano, George W. Bush, anunciou planos para julgá-lo num tribunal militar.
No vídeo, Bin Laden, vestido de escuro e turbante branco passeia numa área montanhosa. Sorri quando recebe vários dos que o vídeo afirma serem alguns dos terroristas de 11 de setembro.
A Al-Jazeera tinha informado antes que ia divulgar um vídeo com seqüências que mostram pela primeira vez dirigentes da Al-Qaeda "planejando os ataques de 11 de setembro e treinando a sua execução".
A divulgação ocorre a apenas alguns dias do aniversário dos mortíferos atentados de setembro contra Nova York e Washington que fizeram cerca de 3 mil mortos nos Estados Unidos.
Pode levar anos até que o núcleo da inflação nos Estados Unidos recue às zonas de conforto usadas pelas autoridades do Federal Reserve, buy afirmou hoje a presidente do Fed de São Francisco, drugs Janet Yellen.
"Eu espero ver alguns sinais de que a inflação esteja se moderando um pouco, visit mas a inflação não está onde precisa estar", disse Yellen a jornalistas ap ós um discurso sobre a economia, repetindo a necessidade do Fed manter o viés de aperto monetário.
"Uma postura levemente restritiva seria apropriada", disse ela, classificando a atual taxa de juros nos EUA de "modestamente, levemente restritiva".
Para Yellen, a zona para a inflação fica em uma faixa entre 1% e 2% no índice do núcleo dos gastos com consumo pessoal.
Ainda assim, ela repetiu que as expectativas de inflação refletidas nos mercados financeiros estão bem contidas e caíram desde o encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto dos EUA (Fomc na sigla em inglês), quando as taxas de juros foram mantidas.
Segundo ela, a economia dos EUA evolui conforme as previsões do Fed e ainda está muito forte.