Menu
Economia

Indústria mostra desempenho positivo em março, aponta CNI

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a pesquisa mostra que os empresários seguem otimistas

Geovanna Bispo

26/04/2021 14h06

Após três meses de queda, pesquisa de Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a indústria teve desempenho positivo em março. O indicador cresceu 3,4 pontos entre fevereiro e março, passando de 47,1 para 50,5 pontos. Com isso, o indicador passou da linha divisória de 50 pontos, que indica que a produção aumentou em relação ao mês anterior.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a pesquisa mostra que os empresários seguem otimistas. Os indicadores de expectativa de demanda, exportações, compras de matéria primas e empregados aumentaram em abril em relação a março, mantendo o nível dos outros meses, que permaneceram acima da linha de 50 ponto e indicam um otimismo sustentado por parte dos empresários industriais.

“Os dados nos mostram que os empresários acreditam em uma recuperação rápida da economia, conforme ocorreu no ano passado”, explica Marcelo Azevedo.

Apesar dos indicadores de aquecimento da indústria e de expectativas se mostrarem positivos, as indústrias apontam piora em sua condição financeira no primeiro trimestre de 2021, com queda nos indicadores de satisfação com o lucro operacional, de satisfação com a situação financeira e de facilidade de acesso ao crédito.

O principal problema das indústrias no primeiro trimestre de 2021 permanece sendo a falta e o alto custo das matérias-primas, problema mencionado por 67,2% das indústrias entre os três principais. O indicador de evolução do preço médio das matérias primas se encontra no maior patamar da série histórica iniciada em 2012.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado