Menu
Economia

IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC

Arquivo Geral

11/01/2012 9h49

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje a estrutura definitiva de pesos de itens e grupos no cálculo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Os novos pesos foram calculados de acordo com as mudanças de hábitos dos consumidores captadas pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008 – 2009. As alterações na estrutura do IPCA foram divulgadas em 28 de novembro do ano passado, com as principais alterações nas ponderações, disponíveis no link clique aqui

No entanto, o instituto atualiza agora os dados, após um recálculo dos pesos de itens e grupos levando em conta a incidência da inflação no período, de fevereiro de 2009, mês seguinte ao mês de referência da POF (janeiro de 2009), a dezembro de 2011.

A primeira divulgação do IPCA sob o novo cálculo será feita em fevereiro, relativa à inflação medida em janeiro de 2012.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado