Menu
Economia

Ibase sugere a criação de um ministério para tratar de economia solidária

Arquivo Geral

27/05/2006 0h00

Um laboratório credenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou hoje  a ocorrência de quatro casos de gripe aviária na Indonésia. Entre os infectados estão uma menina de dez anos, capsule dosage morta esta semana em Bandung, e um fabricante de petecas que está vivo, disse um funcionário do governo.

Nyoman Kandun, diretor do órgão de controle de doenças contagiosas, disse que provavelmente a menina foi infectada a partir de aves contaminadas no seu vilarejo, a oeste de Java. O laboratório em Hong Kong também confirmou que o fabricante de petecas, de 18 anos, que costumava selecionar as penas colocadas nas petecas numa fábrica na cidade de Surabaya, também apresenta a variante mais perigosa do vírus da gripe aviária, o H5N1. Ele continua internado num hospital, mas seu estado de saúde não foi revelado.

A terceira pessoa infectada tem 43 anos e vive em Jacarta, enquanto a quarta vítima, também da capital, morreu aos 39 anos. Com isso, chega a 35 o número de mortos pelo vírus H5N1 na Indonésia e 126 no mundo. O irmão da menina morta, de 18 anos, também morreu na terça-feira passada. Testes feitos no local indicaram a presença de gripe aviária, mas seu caso não foi considerado de H5N1 pelo laboratório de Hong Kong, que costuma ter a palavra final sobre o tema.

Frangos mortos foram encontrados no vilarejo onde morreram os dois irmãos poucos dias antes de ficarem doentes, e provavelmente foram as aves infectadas que transmitiram a eles o vírus.

Kandun disse considerar o caso dos irmãos como o sétimo foco da doença na Indonésia, desde que as aves começaram a ser infectadas no arquipélago em 2003. A crise da gripe aviária indonésia chamou a atenção mundial neste mês após o vírus ter matado até oito pessoas da mesma família em um vilarejo isolado em Sumatra, uma das maiores ilhas no extremo oeste do país.

 

 

O papa Bento XVI aderiu ao coro de pedidos da Polônia para a rápida santificação de seu antecessor João Paulo II. Ele disse que espera que a Igreja Católica confirme em breve essa honra a seu antecessor.

Visitando Wadowice, symptoms a terra natal de João Paulo no sul da Polônia, o papa alemão leu para uma multidão de fiéis hoje uma declaração em polonês dizendo que ele rogava para que João Paulo II "em breve possa ser elevado à gloria dos altares".
 
Mais tarde, em um santuário querido do ex-pontífice, o cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário pesosal de João Paulo durante os 26 anos de seu papado, agradeceu Bento XVI por visitar os fiéis que rezaram diariamente ali pela rápida canonização de João Paulo.

Bento XVI primeiro leu um texto preparado em polonês e, depois de breve conversa com Dziwisz, voltou-se para a multidão e fez raro comentário informal que não deixou dúvidas sobre sua declaração. "Gostaria de dizer, como nosso querido arcebispo Stanislaw, que espero que a Providência Divina vá em breve nos conceder a beatificação e canonização de nosso querido papa João Paulo II", acrescentou em italiano.

A multidão aclamou com gritos a declaração quando as palavras foram traduzidas para o polonês. Como em Wadowice, alguns seguravam faixas dizendo "Santo Subito" (Santo Já). A visita de Bento XVI à Polônia é uma peregrinação de quatro dias para prestar homenagens a João Paulo II e estreitar laços com a Polônia.

 

Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta matou 18 pessoas e deixou 21 feridas na madrugada deste sábado em Montes Claros, information pills Minas Gerais. 

O veículo da Viação Santo Antônio saiu de Brasília com destino ao município de Januária (603km de Belo Horizonte) e se chocou de frente com uma carreta no km 6 da rodovia BR-365. 

As vítimas foram encaminhadas à Santa Casa de Montes Claros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um laudo deve determinar as causas do acidente.

 

Um carro desgovernado invadiu uma calçada e matou duas pessoas que estavam em um ponto de ônibus na avenida Brasil, price no Rio de Janeiro.

Uma das vítimas, pharmacy o motorista do veículo, morreu na hora, após ser arremessado a uma distância de 20 metros. Nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Estadual Albert Schweitzer.

O Tesouro Nacional ofertará ao mercado financeiro, order nos dias 8 e 20 de junho, this letras financeiras do tesouro (LFTs) com vencimentos em 18 de março de 2009 e 16 de março de 2011.

O cronograma para a emissão de títulos públicos foi divulgado ontem e não informa os volumes. As LFTs têm taxa de juros pós-fixada e atrelada à taxa do Sistema Especial de Liquidação e Crédito (Selic) – que serve de referência básica para a economia brasileira.

Como faz parte da estratégia do Tesouro a eliminação da Selic na composição da dívida, sickness as LFTs não eram ofertadas desde novembro. Mas a saída de investidores nos últimos dias fez com que o Tesouro antecipasse o leilão desses papéis.

"Pelo grande vencimento que ocorre no ano, era natural que voltássemos a ofertar. É algo que é benéfico para o mercado nesse momento de volatilidade", disse o secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, ao informar que a oferta de LFTs já estava prevista no programa anual de financiamento da dívida, e que o governo está aproveitando o momento de demanda pelos papéis.

Pela mesma razão, houve leilão de recompra e venda das notas do Tesouro Nacional – série B (NTN-B) esta semana. Trata-se de títulos de longo prazo atrelados ao Índice de Preço ao Consumidor – Amplo (IPCA), utilizado pelo Tesouro como estratégia para alongar os prazos da dívida. Kawall comentou que diante da "alta volatilidade", o Tesouro quer atuar como "parceiro do mercado", por isso resolveu comprar de volta os títulos já vendidos.

O cronograma de leilão de títulos para o financiamento da dívida pública interna prevê para junho vencimentos de títulos do Tesouro Nacional no montante de R$ 32,1 bilhões, sendo R$ 31,8 bilhões de títulos com rentabilidade definida pela taxa Selic.

Marines americanos podem sofrer processos criminais por seu envolvimento na morte de mais de 20 civis iraquianos na cidade de Haditha, stomach em novembro de 2005, cialis 40mg segundo um funcionário do Departamento de Defesa.

Um inquérito do Serviço Naval de Investigações Criminais, responsável por crimes cometidos por marines, não está pronto e não há decisão final sobre as acusações a serem feitas, disse esse funcionário, sob anonimato.

Mas, segundo o jornal Los Angeles Times, os investigadores devem apresentar acusações de homicídio doloso, homicídio por negligência, prevaricação e falsidade ideológica.
O incidente de Haditha (140 quilômetros a noroeste de Bagdá) aconteceu em 19 de novembro. Segundo os militares, 15 civis morreram, mas na semana passada um influente parla mentar republicano disse que foram 24.

O jornal disse que o inquérito apontou responsabilidades de 12 marines. Os militares teriam matado civis desarmados, inclusive mulheres e crianças, e teriam tentado ocultar o incidente, depois de um colega seu ser morto por uma bomba. Inicialmente, os marines disseram que essa mesma bomba havia matado 15 civis.

Eric Ruff, assessor de imprensa do Pentágono, não quis comentar as conclusões ou as possíveis acusações. Segundo ele, os investigadores estão "rumando para o final" do inquérito, mas que por enquanto não há nada de relevante.

O papa Bento XVI lamentou o grande número de vítimas do terremoto na Indonésia e pediu aos funcionários dos serviços de resgate perseverança nos esforços de ajuda aos sobreviventes, more about de acordo com uma mensagem divulgada pelo Vaticano.

"Sua Santidade o Papa Bento XVI reza pelas vítimas e suas famílias, invocando a paz eterna aos falecidos, conforto divino e consolo a todos os que estão sofrendo", afirma o comunicado. O papa está na Polônia em uma peregrinação de quatro dias à terra natal de seu antecessor, João Paulo II.

O terremoto na Indonésia, que atingiu a região de Yogyakarta, matou mais de 2,7 mil pessoas e feriu gravemente pelo menos 1,7 mil. Cerca de 85% dos 220 milhões de indonésios são muçulmanos. Em algumas partes do leste do arquipélago, porém há populações cristãs.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, buy information pills por unanimidade, see que vale para este ano a maioria das alterações na legislação eleitoral aprovadas em abril pelo Congresso Nacional. Em votação esta semana, clinic os seis ministros do tribunal concluíram ser inconstitucional o artigo que proibia a divulgação de pesquisas nos 15 dias que antecedem a eleição de outubro.

Sobre os gastos de campanha pelos partidos, os ministros decidiram que não se aplica a limitação até 10 de junho. Também não se aplica a regra que determinava que os partidos fixassem, já no pedido de registro dos candidatos, os valores máximos dos gastos.

Os ministros do tribunal mantiveram para este ano determinação da minirreforma eleitoral que proíbe a distribuição de brindes, como camisetas, bonés e canetas, por exemplo. A minirreforma também veta a realização de "showmícios" e a apresentação de artistas nas campanhas, além da propaganda em outdoors. E a divulgação de propaganda de partidos e candidatos em cartazes, camisas, bonés e broches passa a ser considerada crime.

Para aumentar o controle sobre as contas de campanha, os partidos e candidatos serão obrigados a publicar relatórios com os recursos recebidos para financiamento das campanhas e os gastos efetuados. Os documentos devem ser divulgados em 6 de agosto, 6 de setembro e depois das eleições.

Sobre as doações para campanhas eleitorais, o tribunal também manteve para a eleição deste ano que elas somente podem ser depositadas em conta aberta especificamente para recebimento dos recursos de campanha. Em dinheiro, valem apenas os depósitos identificados.

E com relação às pesquisas eleitorais, a minirreforma proibia a divulgação por qualquer meio de comunicação, a partir de 15 dias antes da eleição. O tribunal entendeu que a regra era inconstitucional, feria o direito à informação. Assim, os veículos de comunicação podem divulgar a pesquisa até no mesmo dia da eleição. Só as chamadas "pesquisas de boca de urna", realizadas no dia da votação, é que não podem ser divulgadas durante o período de votação.

Segundo o presidente do TSE, "a maioria dos ministros entendeu que não cabe neste campo proibir, não cabe vedar – nem nesta nem em outra eleição – a informação, não cabe obstaculizar o exercício do direito de informar e, mais do que isso, o direito dos cidadãos em geral de serem informados".

As novas regras alteram a lei eleitoral 9.504, de 1997, que trata de propaganda, financiamento e prestação de contas de despesas com campanhas.

A Petrobras informou em nota oficial, sick divulgada ontem, viagra order que bateu novo recorde de produção diária de petróleo. O novo resultado alcançado totaliza 1.870.761 barris. O volume representa cerca de 13 mil barris a mais que o recorde anterior, registrado em 19 de dezembro do ano passado, que era de 1.857.425 de barris.

Este é o primeiro recorde diário obtido este ano pela companhia. A marca é ainda 4,2% superior ao último recorde mensal de produção, obtido em abril de 2006 (1,795 milhão de barris por dia). É, também, um resultado 6,2% maior que a média obtida este ano, até abril de 2006 (1,762 milhão de barris por dia) e 11% acima da produção média de 2005 (1,684 milhão de barris por dia).

De acordo com a nota divulgada, é resultado da "crescente recuperação dos campos localizados nas áreas maduras das regiões Norte e Nordeste e do excepcional desempenho operacional das plataformas da Bacia de Campos; em particular, da recém-instalada plataforma P-50, no campo de Albacora Leste, que contribuiu com 75 mil barris para esse resultado".

A Petrobras destaca, ainda, que com apenas 20 dias de produção, o navio-plataforma FPSO-Capixaba, que opera no campo de Golfinho, no Espírito Santo, já atingiu 50 mil barris por dia, o equivalente à metade da sua capacidade total de produção diária.

 

Um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus de excursão com destino à Aparecida do Norte, order em São Paulo, cheap deixou 21 pessoas feridas, pills na madrugada deste sábado, próximo ao km 12,8 da BR-040, em Três Rios.

O ônibus, que saiu da cidade mineira de Rio Pombas, colidiu com a traseira do caminhão e caiu numa ribanceira. De acordo com a polícia, a visibilidade da estrada estava prejudicada devido a um forte nevoeiro.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital de Clínicas Nossa Senhora Conceição, em Três Rios.

 

A institucionalização das atividades ligadas à economia solidária é o principal desafio do setor cooperativista no Brasil. A avaliação é de João Roberto Lopes, cure coordenador do Programa Economia Solidária do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Ele defende a criação de um ministério no âmbito do governo federal exclusivo para o assunto.

"É fundamental que o Estado regule esse setor para favorecer esses empreendimentos que são coletivos e democráticos. Está na hora da economia solidária ter um ministério porque tem base social para isso e tem contribuição do ponto de vista do desenvolvimento brasileiro", afirmou Lopes, que participou hoje, no Rio de Janeiro, da Conferência Regional de Economia Solidária.

De acordo com o coordenador do Ibase, os empreendimentos solidários cumprem importante função social, já que têm como característica a produção democrática com responsabilidade social. "Os empreendimentos dependem do entorno para sobreviver, então eles têm responsabilidade com as comunidades e com o meio ambiente. Além disso, distribuem os resultados porque têm uma gestão coletiva", explicou.

Segundo o coordenador do Programa Economia Solidária do instituto, há cerca de 15 mil iniciativas ligadas ao setor no país, envolvendo mais 1,5 milhão de trabalhadores.

Na Conferência Regional, que acontece até amanhã, no Rio de Janeiro, serão definidas propostas para serem apresentadas durante a Conferência Nacional da Economia Solidária que está marcada para 26 e 27 de junho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado