Menu
Economia

Governo não descarta novas medidas para frear alta dos combustíveis

Redação Jornal de Brasília

08/04/2026 6h38

Combustíveis/ Foto: freepik

Combustíveis/ Foto: freepik

Gabriela Echenique
Folhapress


Após anunciar medidas para frear a alta dos combustíveis ao custo de R$ 30,5 bilhões, integrantes do governo não descartam novas ações, caso a guerra não dê trégua e o preço do barril do petróleo continue subindo.

A diretriz dada pelo presidente Lula aos auxiliares é evitar, a todo custo, que a guerra no Oriente Médio afete diretamente o bolso do brasileiro.

Com o preço do petróleo nas alturas, o governo tem tentado evitar que o aumento seja repassado ao consumidor. Para isso, ampliou a subvenção ao diesel e ao gás de cozinha.

Além disso, também anunciou medidas ao setor aéreo diante da possibilidade de aumento no preço das passagens.

Integrantes do governo dizem que vão acompanhar de perto os desdobramentos da guerra e a volatilidade do preço do petróleo. Os mais otimistas acreditam que as medidas já anunciadas serão suficientes.

Outros, no entanto, são mais céticos e não descartam voltar à mesa para discutir novas ações. Várias opções podem ser colocadas, inclusive, com renúncia fiscal.

A equipe econômica afirmou que os anúncios feitos nesta segunda (6) não geram déficit fiscal porque são compensados pelo aumento da arrecadação e elevação do imposto sobre o cigarro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado