Menu
Economia

Governo inicia terceira etapa do Programa Gás do Povo para 4,5 milhões de famílias

Beneficiários do CadÚnico com baixa renda poderão resgatar recarga gratuita de botijão em revendedoras credenciadas a partir desta segunda-feira.

Redação Jornal de Brasília

20/02/2026 18h45

gas do povo

Foto: Ricardo Botelho/MME

O Governo do Brasil, por meio da Caixa Econômica Federal, inicia nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, a terceira etapa do Programa Gás do Povo, que beneficia cerca de 4,5 milhões de famílias com recarga gratuita de botijão de gás de cozinha de 13 kg.

A iniciativa é destinada a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira, 13 de fevereiro, a Lei nº 15.348, que institui o programa, selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Até março de 2026, o Gás do Povo deve contemplar 15 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de pessoas, ampliando em três vezes o número de beneficiários do antigo Auxílio Gás dos Brasileiros. O programa substitui o repasse financeiro pela recarga direta do botijão, visando fortalecer o acesso à energia limpa e segura, evitando o uso de alternativas precárias como lenha e carvão, que expõem famílias a riscos de saúde e acidentes.

Para ter direito, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, possuir renda per capita de até meio salário mínimo, manter o CadÚnico atualizado há pelo menos 24 meses e ter o CPF do responsável familiar regular, sem pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito. As famílias com Bolsa Família têm prioridade.

O resgate da recarga gratuita pode ser feito diretamente nas revendedoras credenciadas, utilizando cartão do Bolsa Família com chip e senha, cartão de débito da Caixa com senha ou CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado. A Caixa operacionaliza o programa e já conta com mais de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses desde 23 de outubro de 2025.

As famílias podem consultar sua elegibilidade e encontrar revendas pelo aplicativo ‘Meu Social – Gás do Povo’, pelo site do MDS (https://gasdopovo.mds.gov.br/), pelo Portal Cidadão Caixa (https://cidadao.caixa.gov.br/) ou pelo telefone 0800 726 0207. Dúvidas podem ser esclarecidas no Disque Social 121, no Canal FalaBR ou no SAC da Caixa pelo 0800 726 0101.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado