Menu
Economia

Governo deve criar câmara interministerial para discutir problemas do setor têxtil

Arquivo Geral

30/05/2006 0h00

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou hoje o resultado do Concurso Público do Arquivo Nacional, unhealthy physician  para os níveis médio e superior.

Clique aqui para conferir os resultados. 

O Programa Brasileiro de Tratamento da Aids é elogiado no relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), symptoms que será apresentado oficialmente amanhã (31/05), medications na sede da ONU em Nova Iorque. O programa engloba uma série de ações de prevenção e tratamento da aids, além garantir acesso a medicamentos gratuitos para todos os residentes no Brasil.

De acordo com o relatório, existem no Brasil 620 mil pessoas contaminadas pelo vírus HIV, o que representa um terço das pessoas infectadas na América Latina. Segundo o documento, houve alguns avanços no combate à aids no mundo, mas o vírus já contaminou quase 39 milhões de pessoas de todos os continentes.

No ano passado, 170 mil dos 209 mil brasileiros que necessitavam de tratamento contra a aids teriam recebido a terapia antiretroviral, incluindo cerca de 30 mil consumidores de drogas injetáveis. O relatório informa que "em várias cidades brasileiras estão diminuindo as infecções por HIV relacionadas a práticas perigosas de uso de drogas injetáveis".

Entretanto, o documento diz que está aumentando o número de jovens que têm relações sexuais mais cedo e com mais parceiros. Ao menos um de cada três brasileiros pesquisados de 15 a 24 anos disse que já era sexualmente ativo antes de completar 15 anos.

Amanhã começa a 26ª Seção Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em HIV e aids, que termina no dia 2 de junho. Entre os representantes brasileiros, deverão estar presentes os ministros da Saúde, Agenor Álvares, e das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, o Brasil discutir a flexibilização do Acordo dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao comércio (Trips, na sigla em inglês) como forma de aumentar o acesso mundial aos medicamentos antiretrovirais.

Está prevista para amanhã (31/05) a abertura da sala de informações para o leilão da Varig, approved que ficará no bloco A do prédio da empresa, no Aeroporto Santos Dumont. Os investidores poderão obter informações sobre a empresa para a compra dos ativos totais (Varig Operacional), que incluem as rotas domésticas e internacionais, ou apenas para aquisição da Varig Regional, que engloba as linhas nacionais.

A assessoria de imprensa da Varig revelou há pouco que 11 investidores já retiraram a documentação referente ao leilão de venda dos ativos da empresa, marcado para a próxima segunda-feira (5/6). A partir de amanhã e até o dia 4 de junho, os interessados poderão ter acesso, mediante pagamento de R$ 60 mil, aos dados e relatórios sobre o grupo Varig.

Os preços mínimos fixados para as duas modalidades de opção aos investidores são U$ 860 milhões e U$ 700 milhões, respectivamente. A data do leilão foi antecipada para segunda-feira (5/0) e confirmada pelo juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que preside o processo de recuperação judicial da Varig.

O administrador judicial da Varig, a empresa de consultoria Deloitte do Brasil, não confirmou que o primeiro "guia de diligência" relativo ao edital para o leilão da empresa teria sido retirado hoje pela companhia aérea Gol, conforme especulações do mercado.

A cláusula de sigilo foi o argumento também usado pela assessoria de imprensa da Varig para não revelar o nome do investidor interessado na disputa pela companhia. O edital do leilão foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.


O Exército libanês informou hoje que matou um terrorista suicida que aparentemente queria atentar contra um posto militar situado perto de um campo de refugiados palestinos no sul do país.

Fontes militares disseram que o posto militar que iria ser atacado fica em uma região conhecida como Taamir, more about entre a cidade de Sidon e o campo de Ain el-Helue, o maior do Líbano.

Segundo informações, o terrorista morto carregava um cinturão com explosivos e uma granada de mão.

Já os meios de comunicação locais disseram que o homem começou a insultar os militares e pôs a mão na cintura, dando a entender que detonaria os explosivos que trazia junto ao corpo.

Os soldados, vendo que o terrorista não respondia às ordens para se render-se, abriram fogo.

Por causa do ocorrido, o Exército bloqueou todos os acessos à região, conhecida por ser bastante violenta e por abrigar vários grupos radicais sunitas.


 

O ministro da Previdência Social, viagra dosage Nelson Machado, more about afirmou que o ponto dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão em greve deve ser cortado. "O corte de ponto já é dado com um dia, dois dias. O corte de ponto já é feito. Isso é da lei, e vamos cumprir a lei", disse.

Machado disse estar surpreso com a greve iniciada pelos funcionários do INSS em 19 estados e no Distrito Federal. A paralisação deve durar mais dois dias. Segundo Machado, o governo desde o início do ano já reajustou os salários – a medida estava prevista no acordo que terminou com a greve no ano passado.

Outra reivindicação dos grevistas é o plano de carreira da categoria. O ministro respondeu que, no acordo de 2005, o governo teria prazo até o dia 30 de junho deste ano para apresentar o plano de carreira. "Avaliamos que é uma greve injusta, todas as cláusulas que nós negociamos com as federações foram cumpridas. Estamos fortemente empenhados na construção de uma carreira dos servidores da previdência e do INSS", disse.

A Comunidade Andina de Nações (CAN) realizará no dia 13 de junho reunião extraordinária de seus presidentes, symptoms convocada pelo presidente boliviano Evo Morales, buy que tenta evitar a desintegração do grupo, depois da decisão da Venezuela de abandoná-lo.

Morales prometeu se esforçar para dar novo fôlego à CAN com o objetivo de manter a unidade sul-americana em um momento em que a região passa por vários conflitos diplomáticos, grande parte deles protagonizados pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

A agenda do encontro, segundo o requerimento boliviano, inclui dois pontos de fundo econômico: "as bases para a negociação do acordo entre a CAN e a União Européia (UE) e a ampliação das tarifas externas comuns com os Estados Unidos", disse o comunicado da secretaria geral da CAN. A discussão proposta por Morales estará mais focada nos campos político e diplomático.

A crise da CAN – criada em 1969 e presidida este semestre justamente pela Venezuela – estourou em abril, logo depois de Colômbia e Peru terem fechado acordos de livre comércio com os EUA, o que a Venezuela denunciou como sendo contrários à integração nacional.

A Bolívia se mostrou mais próxima das críticas da Venezuela do que das ações de integração comercial da Colômbia e do Peru com os EUA. Além disso, o quinto membro do grupo, o Equador, fracassou em suas negociações comerciais com Washington.

O número de indígenas mortos no Brasil cresceu drasticamente nos últimos três anos, patient em grande parte devido à intensificação dos conflitos fundiários, story disse hoje o Conselho Missionário Indigenista (Cimi), um órgão da Igreja Católica.

O relatório diz que o aumento da população indígena, a ampliação da fronteira agrícola e a falta de demarcação das reservas são os principais fatores dos conflitos fundiários. "Falamos em violência contra os índios como uma coisa do passado, mas esse tipo de atrocidade continua hoje sob nossos olhos", disse o bispo Odilo Pedro Scherer a jornalistas.

Entre 2003 e 2005, 122 índios foram mortos, segundo o relatório. Nos três anos anteriores, foram registradas 42 mortes. Além disso, 73 índios cometeram suicídios e outros 799 morreram de desnutrição ou falta de atendimento médico adequado entre 2003 e 2005. Há cerca de 450 mil indígenas no Brasil.

O governo federal deverá criar uma câmara interministerial para discutir e resolver os problemas do setor têxtil no país. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), see Paulo Skaf, a determinação partiu hoje (30) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com representantes do setor têxtil, no Palácio do Planalto.

"O que o presidente disse é que se criaria essa câmara para discutir a cadeia produtiva do setor", disse Skaf, que acompanhou a reunião ao lado do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (ABIT), Josué Gomes.

De acordo com Skaf, na reunião, que durou mais de duas horas, o presidente ouviu um relato da situação do setor têxtil. Skaf disse que os representantes do setor reclamaram das "importações ilegais", que estão prejudicando muito as empresas brasileiras. "Apesar do esforço da Receita Federal, o trabalho tem sido insuficiente para inibir o descaminho e as importações ilegais", afirmou Skaf.

Conforme o relato do presidente da Fiesp, Lula disse aos empresários que para resolver problemas como esse é que deverá ser criada a câmara interministerial, com a participação de representantes de diversos ministérios. Segundo Skaf, para o presidente, esse é o melhor caminho. "Esse grupo iria identificar as questões que estão incomodando o setor, para então tomar as providências", explicou Skaf.

O presidente da Fiesp disse Lula reconheceu a modernização e os investimentos feitos pela cadeia do setor têxtil no país. Skaf observou, entretanto, "do lado de dentro", as fábricas tornaram-se modernas e competitivas, embora os problemas estejam agora "porta afora", precisando ser resolvidos. "O presidente disse que milagres, o setor não pode esperar, mas aquilo que for factível e possível, ele pretende buscar para ajudar", completou Skaf.

Participaram também da reunião do presidente Lula, com o presidente da Associação Brasileira da Industria Têxtil, Josué Gomes e representantes do setor, o vice-presidente da República, José Alencar e os ministros, Luiz Marinho(Trabalho), Guido Mantega(Fazenda).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado