O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (19), a partir das 10h. O evento atende a uma previsão regimental que exige a apresentação, pelo menos duas vezes por ano, de relatório sobre as atividades e o desempenho na política monetária do BC.
Espera-se que Galípolo seja questionado sobre o caso do Banco Master, similar ao que ocorreu em abril na CPI do Crime Organizado. O presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), destacou a importância da presença de Galípolo, afirmando que “muitas perguntas continuam a ser feitas sobre o papel do BC na crise do Master”.
Após a audiência, os senadores da CAE votarão o PL 5.122/2023, que autoriza uma linha especial de financiamento a produtores rurais com recursos do Fundo do Pré-Sal. O texto a ser deliberado é o voto do relator, Renan Calheiros, que alterou a proposta original do governo federal, expandindo a ajuda além dos atingidos por eventos climáticos.
*Com informações da Agência Senado