A FSB Holding anunciou a aquisição da agência de publicidade Calia, ampliando seu volume total de compra de mídia para R$ 700 milhões. Com a nova operação, o ecossistema da companhia passa a reunir 12 empresas que atuam de forma integrada nas áreas de gestão de reputação, comunicação e marketing.
Fundada há 29 anos, com sedes em Brasília e São Paulo, a Calia é reconhecida por sua expertise em campanhas institucionais e de utilidade pública. Entre seus principais clientes estão a Caixa Econômica Federal, Britânia Airfryers, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Embratur, Confederação Nacional do Comércio, Governo do Distrito Federal e Ministério da Saúde. Atualmente, a agência conta com mais de 200 profissionais em seu time.
A aquisição, realizada com 100% de capital próprio, reforça a estratégia da FSB Holding de ampliar sua presença na área de publicidade. Ela segue a aquisição da produtora Santeria, também ocorrida este ano, e a compra da Jotacom, em 2022. “O investimento em mídia no Brasil cresceu 10% em 2024, alcançando R$ 88 bilhões, de acordo com a Kantar Ibope Mídia, o que representa uma grande oportunidade para um grupo integrado como o nosso, que já atende mais de 400 clientes”, afirma Diego Ruiz, sócio controlador da FSB Holding responsável pela estratégia de crescimento e investimentos.
“Desde a nossa aquisição, a Jotacom cresceu cerca de 300% com novos clientes e sinergias dentro do ecossistema. Esse aumento consolidou a importância do setor privado da FSB Holding, hoje responsável por 70% do nosso faturamento”, diz Alexandre Loures, sócio controlador responsável pela área privada da FSB Holding.
“A chegada da Calia amplia nosso portfólio de gestão de reputação, reforça nosso modelo de partnership, trazendo novos sócios, e consolida nossa presença em todo o espectro da comunicação — das relações públicas à mídia. Com a experiência offline da Calia, o digital avançado da Jotacom e a força criativa da produtora Santeria, além da agência de influência Deck, nosso objetivo é figurar entre as maiores compradoras de mídia do país”, diz Marcos Trindade, sócio-controlador e CEO da FSB Holding.
Com a integração, Gustavo Mouco permanece como sócio e líder da Calia, com base em Brasília. Humberto Pandolpho, atual presidente da agência, passa a integrar o conselho de publicidade da FSB Holding. E o VP José Augusto Nigro segue na operação. “Estamos muito felizes com a concretização da operação de venda para a FSB Holding. Fazer parte desse completo ecossistema de comunicação nos orgulha e ratifica a relevância e o valor da empresa que construímos ao longo dos anos. As sinergias resultantes dessa operação tornam a Calia ainda mais forte, refletindo em uma oferta de soluções integrada aos nossos clientes”, completa Gustavo Mouco, sócio e líder da Calia.
Sobre a FSB Holding
A FSB Holding é o maior ecossistema de gestão de reputação da América Latina, unindo consultoria estratégica e excelência em comunicação. Com 45 anos de atuação, conta com 12 empresas com o compromisso de entregar mais do que o cliente espera: três agências de Relações Públicas: FSB Comunicação, Loures Consultoria e Giusti Creative PR; além da Jotacom e Calia (publicidade e digital), Seta (relações institucionais e governamentais), Beon (sustentabilidade), Nexus (pesquisa e inteligência de dados), Santeria (produção audiovisual), Deck (influência reputacional), Involv (comunicação interna e marca empregadora), e Bússola (plataforma de conteúdo).