Menu
Economia

França extinguirá mais de 22 mil postos de trabalho para reduzir déficit

Arquivo Geral

31/07/2007 0h00


O primeiro-ministro francês, this François Fillon, sildenafil anunciou hoje a extinção de 22.700 postos de trabalho do funcionalismo, através da não renovação de trabalhadores que se aposentem, com o objetivo de reduzir o déficit público francês, previsto em 2,3% do PIB em 2008.

Embora não tenha divulgado dados detalhados por departamentos, Fillon disse que não serão cobertos um de cada dois postos de funcionários que se aposentem, exceto na educação, pesquisa e justiça.

Fillon fez o anúncio em entrevista coletiva ao final de uma reunião ministerial para apresentar o orçamento de 2008. A educação universitária e a pesquisa receberão uma contribuição suplementar no orçamento de 2008.

O orçamento do Ministério da Justiça também será aumentado. A pasta vai receber 4,5% a mais. Além disso, está prevista a criação de 1.600 postos, em particular para equipar as nove novas prisões que vão ser abertas no ano que vem.

A supressão de postos de funcionários é a peça-chave do orçamento de 2008 para reduzir a dívida. No entanto, o primeiro-ministro reiterou que a metade da poupança feita pelo Estado com a supressão dos postos será dedicada à revalorização dos salários dos funcionários restantes, abrindo-se um processo de negociação com os sindicatos.

Para Fillon, o restabelecimento das finanças públicas é “a chave da ruptura econômica”, o que passa pela “redução do déficit”, que será “uma das prioridades, tanto por causa do compromisso europeu, como também por que o interesse nacional exige essa atitude”.

Fillon disse que os gastos públicos não aumentarão em 2008, por isso que será feito um ajuste dos orçamentos ministeriais para enfrentar o crescimento dos custos das pensões e da dívida pública.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado