Menu
Economia

FMI: perspectivas de expansão global têm combinação única de ventos contrários

Na visão do FMI, as perspectivas de crescimento econômico global estão enfrentando uma combinação única de ventos contrários

Redação Jornal de Brasília

14/11/2022 7h31

Foto: Mandel Ngan/AFP

Na visão do Fundo Monetário Internacional (FMI), as perspectivas de crescimento econômico global estão enfrentando uma combinação única de ventos contrários, incluindo a invasão da Ucrânia pela Rússia, aumentos das taxas de juros para conter a inflação e efeitos pandêmicos persistentes, como bloqueios na China e interrupções nas cadeias de suprimentos. Em artigo preparado visando o encontro do G20, o organismo aponta que indicadores recentes de alta frequência confirmam que as perspectivas são mais sombrias.

Na China, os bloqueios pandêmicos intermitentes e o setor imobiliário em dificuldades estão contribuindo para uma desaceleração que pode ser vista no investimento, produção industrial e vendas no varejo, avalia.

“Isso terá inevitavelmente um impacto significativo em outras economias devido ao grande papel da China no comércio”, aponta o FMI.

“Apesar das crescentes evidências de uma desaceleração global, os formuladores de políticas devem continuar priorizando a contenção da inflação, que está contribuindo para uma crise de custo de vida, prejudicando mais os grupos de baixa renda e vulneráveis. Como nosso relatório do G20 enfatiza, o ambiente de política macroeconômica é incomumente incerto”, diz o organismo

“O aperto fiscal e monetário contínuo é provavelmente necessário em muitos países para reduzir a inflação e lidar com as vulnerabilidades da dívida – e esperamos mais aperto em muitas economias do G20 nos próximos meses. Ainda assim, essas ações continuam a pesar sobre a atividade econômica, especialmente em setores sensíveis aos juros, como a habitação”, avalia o Fundo.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado